ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SITUADA NA INTERFACE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO PERÍODO DE 2001 A 2017, EM EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS. NO UNIVERSO TOTAL DE 1.050 TRABALHOS PUBLICADOS EM REUNIÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE E SOCIEDADE (ANPPAS) E DOS ENCONTROS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA), FORAM ENCONTRADOS 149 REFERENTES AO OBJETO DESTE ESTUDO, OS QUAIS FORAM ANALISADOS A PARTIR DE CRITÉRIOS DEFINIDOS PREVIAMENTE E DE ANÁLISE INTERPRETATIVA DE TEXTOS. OS RESULTADOS PARCIAIS INDICAM PREDOMINÂNCIA DE PESQUISAS EMPÍRICAS; E TEMÁTICAS DOMINANTES: PRÁTICA DOCENTE, CONCEPÇÕES E SENTIDOS E CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE.