Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Palavra-chaves: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CIRCUITOS ELÉTRICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57042
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 915
    "titulo" => """
      O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO\r\n
      DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E\r\n
      SUPERIOR
      """
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR.\r\n
      PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA\r\n
      SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS\r\n
      ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA SANAR A CARÊNCIA IMPOSTA EM SALA DE AULA,\r\n
      MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE\r\n
      SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-ADIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n
      EXPERIMENTAIS DESPONTA COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE EFICIÊNCIA NA FACILITAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM\r\n
      SIGNIFICATIVA, PRODUZINDO CONHECIMENTO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS, ASSEGURANDO AOS ALUNOS UMA\r\n
      COMPETÊNCIA QUESTIONADORA E INVESTIGATIVA COM RELAÇÃO AO DESEJO DE CONHECER O MUNDO QUE SE HABITA.\r\n
      PARTINDO DESSE CENÁRIO, A PESQUISA TEVE COMO PERSONAGENS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA\r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA (ENSINO SUPERIOR) E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL\r\n
      VICENTE DE FONTES - EEVF (EDUCAÇÃO BÁSICA), AOS QUAIS FORAM APLICADOS PRÉ-QUESTIONÁRIOS PARA\r\n
      VERIFICAÇÃO DO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE, COM POSTERIOR\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E POR FIM A APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAR\r\n
      SE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO FEEDBACK DADOS PELOS DISCENTES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CIRCUITOS ELÉTRICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID915_01072019202234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA LUANA MAIA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MAIA"
    "autor_email" => "fabiolamaiar@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57042
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 915
    "titulo" => """
      O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO\r\n
      DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E\r\n
      SUPERIOR
      """
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR.\r\n
      PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA\r\n
      SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS\r\n
      ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA SANAR A CARÊNCIA IMPOSTA EM SALA DE AULA,\r\n
      MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE\r\n
      SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-ADIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n
      EXPERIMENTAIS DESPONTA COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE EFICIÊNCIA NA FACILITAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM\r\n
      SIGNIFICATIVA, PRODUZINDO CONHECIMENTO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS, ASSEGURANDO AOS ALUNOS UMA\r\n
      COMPETÊNCIA QUESTIONADORA E INVESTIGATIVA COM RELAÇÃO AO DESEJO DE CONHECER O MUNDO QUE SE HABITA.\r\n
      PARTINDO DESSE CENÁRIO, A PESQUISA TEVE COMO PERSONAGENS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA\r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA (ENSINO SUPERIOR) E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL\r\n
      VICENTE DE FONTES - EEVF (EDUCAÇÃO BÁSICA), AOS QUAIS FORAM APLICADOS PRÉ-QUESTIONÁRIOS PARA\r\n
      VERIFICAÇÃO DO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE, COM POSTERIOR\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E POR FIM A APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAR\r\n
      SE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO FEEDBACK DADOS PELOS DISCENTES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CIRCUITOS ELÉTRICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID915_01072019202234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA LUANA MAIA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MAIA"
    "autor_email" => "fabiolamaiar@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA SANAR A CARÊNCIA IMPOSTA EM SALA DE AULA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-ADIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESPONTA COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE EFICIÊNCIA NA FACILITAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PRODUZINDO CONHECIMENTO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS, ASSEGURANDO AOS ALUNOS UMA COMPETÊNCIA QUESTIONADORA E INVESTIGATIVA COM RELAÇÃO AO DESEJO DE CONHECER O MUNDO QUE SE HABITA. PARTINDO DESSE CENÁRIO, A PESQUISA TEVE COMO PERSONAGENS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA (ENSINO SUPERIOR) E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES - EEVF (EDUCAÇÃO BÁSICA), AOS QUAIS FORAM APLICADOS PRÉ-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAÇÃO DO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE, COM POSTERIOR DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E POR FIM A APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAR SE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO FEEDBACK DADOS PELOS DISCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.