O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO
DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E
SUPERIOR
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57042 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 915 "titulo" => """ O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO\r\n DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E\r\n SUPERIOR """ "resumo" => """ A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR.\r\n PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA\r\n SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS\r\n ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA SANAR A CARÊNCIA IMPOSTA EM SALA DE AULA,\r\n MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE\r\n SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-ADIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n EXPERIMENTAIS DESPONTA COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE EFICIÊNCIA NA FACILITAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA, PRODUZINDO CONHECIMENTO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS, ASSEGURANDO AOS ALUNOS UMA\r\n COMPETÊNCIA QUESTIONADORA E INVESTIGATIVA COM RELAÇÃO AO DESEJO DE CONHECER O MUNDO QUE SE HABITA.\r\n PARTINDO DESSE CENÁRIO, A PESQUISA TEVE COMO PERSONAGENS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA (ENSINO SUPERIOR) E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL\r\n VICENTE DE FONTES - EEVF (EDUCAÇÃO BÁSICA), AOS QUAIS FORAM APLICADOS PRÉ-QUESTIONÁRIOS PARA\r\n VERIFICAÇÃO DO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE, COM POSTERIOR\r\n DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E POR FIM A APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAR\r\n SE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO FEEDBACK DADOS PELOS DISCENTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CIRCUITOS ELÉTRICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID915_01072019202234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA LUANA MAIA ROCHA" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MAIA" "autor_email" => "fabiolamaiar@outlook.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57042 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 915 "titulo" => """ O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO\r\n DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E\r\n SUPERIOR """ "resumo" => """ A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR.\r\n PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA\r\n SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS\r\n ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA SANAR A CARÊNCIA IMPOSTA EM SALA DE AULA,\r\n MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE\r\n SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-ADIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n EXPERIMENTAIS DESPONTA COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE EFICIÊNCIA NA FACILITAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA, PRODUZINDO CONHECIMENTO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS, ASSEGURANDO AOS ALUNOS UMA\r\n COMPETÊNCIA QUESTIONADORA E INVESTIGATIVA COM RELAÇÃO AO DESEJO DE CONHECER O MUNDO QUE SE HABITA.\r\n PARTINDO DESSE CENÁRIO, A PESQUISA TEVE COMO PERSONAGENS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA (ENSINO SUPERIOR) E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL\r\n VICENTE DE FONTES - EEVF (EDUCAÇÃO BÁSICA), AOS QUAIS FORAM APLICADOS PRÉ-QUESTIONÁRIOS PARA\r\n VERIFICAÇÃO DO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE, COM POSTERIOR\r\n DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E POR FIM A APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAR\r\n SE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO FEEDBACK DADOS PELOS DISCENTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CIRCUITOS ELÉTRICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID915_01072019202234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA LUANA MAIA ROCHA" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MAIA" "autor_email" => "fabiolamaiar@outlook.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }