A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR.
PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA
SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS
ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA SANAR A CARÊNCIA IMPOSTA EM SALA DE AULA,
MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE
SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-ADIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES
EXPERIMENTAIS DESPONTA COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE EFICIÊNCIA NA FACILITAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA, PRODUZINDO CONHECIMENTO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS, ASSEGURANDO AOS ALUNOS UMA
COMPETÊNCIA QUESTIONADORA E INVESTIGATIVA COM RELAÇÃO AO DESEJO DE CONHECER O MUNDO QUE SE HABITA.
PARTINDO DESSE CENÁRIO, A PESQUISA TEVE COMO PERSONAGENS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA (ENSINO SUPERIOR) E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL
VICENTE DE FONTES - EEVF (EDUCAÇÃO BÁSICA), AOS QUAIS FORAM APLICADOS PRÉ-QUESTIONÁRIOS PARA
VERIFICAÇÃO DO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE, COM POSTERIOR
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E POR FIM A APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIOS PARA VERIFICAR
SE HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO FEEDBACK DADOS PELOS DISCENTES.