DEVIDO AS GRANDES E RÁPIDAS MUDANÇAS PELAS QUAIS ESTAMOS PASSANDO E PAUTADO NA NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR, AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM SALA DE AULA E O USO DE TECNOLOGIAS AGREGADA ÀS MANEIRAS DE ENSINAR, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO USO DA TICS, COMO RECURSOS DIDÁTICOS CAPAZES DE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS (AS), MEDIANTE OFERTAS E AUSÊNCIAS DE EQUIPAMENTOS EM DETERMINADOS ÂMBITOS ESCOLARES. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAREMOS DEFINIÇÕES BASEADOS NOS ESTUDOS DE PINSKY (2004), SILVA (2014), PENSKY (2001), MATTAR, LÉVY (2005), MORAN (200). NOSSOS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS FUNDAMENTARAM-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE FORAM ANALISADOS VÁRIOS AUTORES QUE TRATAVAM DA TEMÁTICA OS QUAIS PERMITIRAM COMPREENDER QUE A APROPRIAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PODEM TRAZER GANHOS SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REALIZAMOS AINDA UMA PESQUISA DE CAMPO, COM 180 PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE TABABATINGA, SÃO PAULO DE OLIVENÇA E AMATURÁ, SENDO ESSES PROFESSORES PERTENCENTES A REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO, A ESTES FOI SOLICITADO QUE RESPONDE A UM QUESTIONÁRIO DO TIPO MISTO, NOS DANDO ENTÃO UMA POSSIBILIDADE DE REALIZARMOS UMA PESQUISA DO TIPO QUANTI-QUALITATIVA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS DA PESQUISA, PODEMOS OBSERVAR QUE AINDA HÁ DOCENTES QUE SE OPÕEM AO USO DAS TECNOLOGIAS POR DIVERSOS FATORES E OUTROS QUE JÁ A USAM COM CERTA EFICÁCIA. CONTUDO, VERIFICAMOS QUE É PRECISO FAZER MAIS INVESTIMENTOS EM TICS PARA QUE TODOS OS ESTUDANTES E PROFESSORES POSSAM TER ACESSO E ESSES MEIOS.