Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONSIDERAÇÕES SOBRE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, GEOMETRIA, REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56681
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 737
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "NESTE ARTIGO DISCUTIMOS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS DESTE NÍVEL DE ENSINO, EXPLORANDO A ESCASSEZ DE ALGUMAS REPRESENTAÇÕES NÃO USUAIS, COMO TRIÂNGULOS OBTUSÂNGULOS E TRIÂNGULOS ESCALENOS, E AS PREFERÊNCIAS DESTES MATERIAIS POR REPRESENTAREM ESTAS FORMAS NA POSIÇÃO HORIZONTAL. O INTERESSE POR ESSE TEMA SE DEU A PARTIR DE LEITURAS E OBSERVAÇÕES EFETUADAS NO DECORRER DE UM PROJETO DO NOSSO GRUPO DE PESQUISA, LEITURA E ESCRITA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEEMAT), E PELA PRÓPRIA VIVÊNCIA COMO ALUNOS OU PROFESSORES DE MATEMÁTICA. COMO SE TRATA DE UM TEMA QUE AINDA ESTAMOS DESENVOLVENDO, ESTE ARTIGO COMPREENDE AS PRIMEIRAS LEITURAS ACERCA DO TEMA E, POSTERIORMENTE, PRETENDEMOS ANALISAR O MATERIAL QUE COLETAMOS AO LONGO DO TRABALHO COM PROFESSORES, E SEUS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEMOS COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM ALUNOS UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS, ALÉM DE CONCLUIRMOS A NECESSIDADE DE TRABALHARMOS COM ELES OS CONCEITOS POR TRÁS DESTES OBJETOS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DESTES, MESMO COM SUAS REPRESENTAÇÕES MODIFICADAS, ATRIBUINDO A ELAS APENAS OS CONCEITOS PRINCIPAIS, SENDO A INTERLIGAÇÃO DE OBJETO-EXEMPLO APENAS UMA FORMA DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, GEOMETRIA, REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID737_30062019164327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS MARQUES"
    "autor_email" => "mmarqs18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56681
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 737
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "NESTE ARTIGO DISCUTIMOS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS DESTE NÍVEL DE ENSINO, EXPLORANDO A ESCASSEZ DE ALGUMAS REPRESENTAÇÕES NÃO USUAIS, COMO TRIÂNGULOS OBTUSÂNGULOS E TRIÂNGULOS ESCALENOS, E AS PREFERÊNCIAS DESTES MATERIAIS POR REPRESENTAREM ESTAS FORMAS NA POSIÇÃO HORIZONTAL. O INTERESSE POR ESSE TEMA SE DEU A PARTIR DE LEITURAS E OBSERVAÇÕES EFETUADAS NO DECORRER DE UM PROJETO DO NOSSO GRUPO DE PESQUISA, LEITURA E ESCRITA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEEMAT), E PELA PRÓPRIA VIVÊNCIA COMO ALUNOS OU PROFESSORES DE MATEMÁTICA. COMO SE TRATA DE UM TEMA QUE AINDA ESTAMOS DESENVOLVENDO, ESTE ARTIGO COMPREENDE AS PRIMEIRAS LEITURAS ACERCA DO TEMA E, POSTERIORMENTE, PRETENDEMOS ANALISAR O MATERIAL QUE COLETAMOS AO LONGO DO TRABALHO COM PROFESSORES, E SEUS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEMOS COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM ALUNOS UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS, ALÉM DE CONCLUIRMOS A NECESSIDADE DE TRABALHARMOS COM ELES OS CONCEITOS POR TRÁS DESTES OBJETOS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DESTES, MESMO COM SUAS REPRESENTAÇÕES MODIFICADAS, ATRIBUINDO A ELAS APENAS OS CONCEITOS PRINCIPAIS, SENDO A INTERLIGAÇÃO DE OBJETO-EXEMPLO APENAS UMA FORMA DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, GEOMETRIA, REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID737_30062019164327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS MARQUES"
    "autor_email" => "mmarqs18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE ARTIGO DISCUTIMOS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS DESTE NÍVEL DE ENSINO, EXPLORANDO A ESCASSEZ DE ALGUMAS REPRESENTAÇÕES NÃO USUAIS, COMO TRIÂNGULOS OBTUSÂNGULOS E TRIÂNGULOS ESCALENOS, E AS PREFERÊNCIAS DESTES MATERIAIS POR REPRESENTAREM ESTAS FORMAS NA POSIÇÃO HORIZONTAL. O INTERESSE POR ESSE TEMA SE DEU A PARTIR DE LEITURAS E OBSERVAÇÕES EFETUADAS NO DECORRER DE UM PROJETO DO NOSSO GRUPO DE PESQUISA, LEITURA E ESCRITA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEEMAT), E PELA PRÓPRIA VIVÊNCIA COMO ALUNOS OU PROFESSORES DE MATEMÁTICA. COMO SE TRATA DE UM TEMA QUE AINDA ESTAMOS DESENVOLVENDO, ESTE ARTIGO COMPREENDE AS PRIMEIRAS LEITURAS ACERCA DO TEMA E, POSTERIORMENTE, PRETENDEMOS ANALISAR O MATERIAL QUE COLETAMOS AO LONGO DO TRABALHO COM PROFESSORES, E SEUS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEMOS COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM ALUNOS UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS, ALÉM DE CONCLUIRMOS A NECESSIDADE DE TRABALHARMOS COM ELES OS CONCEITOS POR TRÁS DESTES OBJETOS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DESTES, MESMO COM SUAS REPRESENTAÇÕES MODIFICADAS, ATRIBUINDO A ELAS APENAS OS CONCEITOS PRINCIPAIS, SENDO A INTERLIGAÇÃO DE OBJETO-EXEMPLO APENAS UMA FORMA DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.