NESTE ARTIGO DISCUTIMOS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS DESTE NÍVEL DE ENSINO, EXPLORANDO A ESCASSEZ DE ALGUMAS REPRESENTAÇÕES NÃO USUAIS, COMO TRIÂNGULOS OBTUSÂNGULOS E TRIÂNGULOS ESCALENOS, E AS PREFERÊNCIAS DESTES MATERIAIS POR REPRESENTAREM ESTAS FORMAS NA POSIÇÃO HORIZONTAL. O INTERESSE POR ESSE TEMA SE DEU A PARTIR DE LEITURAS E OBSERVAÇÕES EFETUADAS NO DECORRER DE UM PROJETO DO NOSSO GRUPO DE PESQUISA, LEITURA E ESCRITA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEEMAT), E PELA PRÓPRIA VIVÊNCIA COMO ALUNOS OU PROFESSORES DE MATEMÁTICA. COMO SE TRATA DE UM TEMA QUE AINDA ESTAMOS DESENVOLVENDO, ESTE ARTIGO COMPREENDE AS PRIMEIRAS LEITURAS ACERCA DO TEMA E, POSTERIORMENTE, PRETENDEMOS ANALISAR O MATERIAL QUE COLETAMOS AO LONGO DO TRABALHO COM PROFESSORES, E SEUS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEMOS COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM ALUNOS UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS, ALÉM DE CONCLUIRMOS A NECESSIDADE DE TRABALHARMOS COM ELES OS CONCEITOS POR TRÁS DESTES OBJETOS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DESTES, MESMO COM SUAS REPRESENTAÇÕES MODIFICADAS, ATRIBUINDO A ELAS APENAS OS CONCEITOS PRINCIPAIS, SENDO A INTERLIGAÇÃO DE OBJETO-EXEMPLO APENAS UMA FORMA DE ENSINO.