Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MODELO DIDÁTICO DA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE BOTÂNICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO DE BOTÂNICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57000
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 1573
    "titulo" => "MODELO DIDÁTICO DA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE BOTÂNICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => """
      PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO PARA O SOMATIVO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. \r\n
      NESSE CONTEXTO, OS MODELOS DIDÁTICOS APRESENTAM-SE COMO EXCELENTES FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATUANDO COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ALUNO. O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEU UM MODELO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, SOBRE O CICLO REPRODUTIVO DO GRUPO DE PLANTAS DAS ANGIOSPERMAS NO ENSINO DE BOTÂNICA, E O APLICOU EM UMA TURMA DO 2º ANO MÉDIO REGULAR DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DIVIDIU SUA METODOLOGIA EM 4 ETAPAS:  UMA AULA ORAL-EXPOSITIVA SOBRE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS; CONFECÇÃO DO MATERIAL-DIDÁTICO; APLICAÇÃO DO MODELO E REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ACERCA DA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA. NA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO, EVIDENCIOU-SE QUE COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO HOUVE UMA MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO E QUE MAIS MODELOS PODERIAM SER DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, DEMONSTRA-SE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER MODELOS-DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ESCOLAS PÚBLICAS QUE TEM RECURSOS FINANCEIROS LIMITADOS, AUXILIANDO ASSIM O PROFESSOR NA SUA METODOLOGIA DE ENSINO FORTALECENDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. COMO CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TODO O MATERIAL FOI DOADO A ESCOLA PARA QUE FUTURAMENTE SEJA UTILIZADO POR OUTROS PROFESSORES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO DE BOTÂNICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1573_09072019102725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO MARTINS DE LIMA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO JUNIOR"
    "autor_email" => "ronaldo-jr71@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57000
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 1573
    "titulo" => "MODELO DIDÁTICO DA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE BOTÂNICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => """
      PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO PARA O SOMATIVO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. \r\n
      NESSE CONTEXTO, OS MODELOS DIDÁTICOS APRESENTAM-SE COMO EXCELENTES FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATUANDO COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ALUNO. O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEU UM MODELO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, SOBRE O CICLO REPRODUTIVO DO GRUPO DE PLANTAS DAS ANGIOSPERMAS NO ENSINO DE BOTÂNICA, E O APLICOU EM UMA TURMA DO 2º ANO MÉDIO REGULAR DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DIVIDIU SUA METODOLOGIA EM 4 ETAPAS:  UMA AULA ORAL-EXPOSITIVA SOBRE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS; CONFECÇÃO DO MATERIAL-DIDÁTICO; APLICAÇÃO DO MODELO E REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ACERCA DA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA. NA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO, EVIDENCIOU-SE QUE COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO HOUVE UMA MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO E QUE MAIS MODELOS PODERIAM SER DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, DEMONSTRA-SE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER MODELOS-DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ESCOLAS PÚBLICAS QUE TEM RECURSOS FINANCEIROS LIMITADOS, AUXILIANDO ASSIM O PROFESSOR NA SUA METODOLOGIA DE ENSINO FORTALECENDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. COMO CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TODO O MATERIAL FOI DOADO A ESCOLA PARA QUE FUTURAMENTE SEJA UTILIZADO POR OUTROS PROFESSORES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO DE BOTÂNICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1573_09072019102725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO MARTINS DE LIMA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO JUNIOR"
    "autor_email" => "ronaldo-jr71@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO PARA O SOMATIVO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. NESSE CONTEXTO, OS MODELOS DIDÁTICOS APRESENTAM-SE COMO EXCELENTES FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATUANDO COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ALUNO. O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEU UM MODELO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, SOBRE O CICLO REPRODUTIVO DO GRUPO DE PLANTAS DAS ANGIOSPERMAS NO ENSINO DE BOTÂNICA, E O APLICOU EM UMA TURMA DO 2º ANO MÉDIO REGULAR DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DIVIDIU SUA METODOLOGIA EM 4 ETAPAS: UMA AULA ORAL-EXPOSITIVA SOBRE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS; CONFECÇÃO DO MATERIAL-DIDÁTICO; APLICAÇÃO DO MODELO E REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ACERCA DA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA. NA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO, EVIDENCIOU-SE QUE COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO HOUVE UMA MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO E QUE MAIS MODELOS PODERIAM SER DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, DEMONSTRA-SE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER MODELOS-DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ESCOLAS PÚBLICAS QUE TEM RECURSOS FINANCEIROS LIMITADOS, AUXILIANDO ASSIM O PROFESSOR NA SUA METODOLOGIA DE ENSINO FORTALECENDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. COMO CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TODO O MATERIAL FOI DOADO A ESCOLA PARA QUE FUTURAMENTE SEJA UTILIZADO POR OUTROS PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.