PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO PARA O SOMATIVO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO.
NESSE CONTEXTO, OS MODELOS DIDÁTICOS APRESENTAM-SE COMO EXCELENTES FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATUANDO COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ALUNO. O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEU UM MODELO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO, SOBRE O CICLO REPRODUTIVO DO GRUPO DE PLANTAS DAS ANGIOSPERMAS NO ENSINO DE BOTÂNICA, E O APLICOU EM UMA TURMA DO 2º ANO MÉDIO REGULAR DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DIVIDIU SUA METODOLOGIA EM 4 ETAPAS: UMA AULA ORAL-EXPOSITIVA SOBRE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS; CONFECÇÃO DO MATERIAL-DIDÁTICO; APLICAÇÃO DO MODELO E REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ACERCA DA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA. NA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO, EVIDENCIOU-SE QUE COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO HOUVE UMA MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO E QUE MAIS MODELOS PODERIAM SER DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, DEMONSTRA-SE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER MODELOS-DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ESCOLAS PÚBLICAS QUE TEM RECURSOS FINANCEIROS LIMITADOS, AUXILIANDO ASSIM O PROFESSOR NA SUA METODOLOGIA DE ENSINO FORTALECENDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. COMO CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TODO O MATERIAL FOI DOADO A ESCOLA PARA QUE FUTURAMENTE SEJA UTILIZADO POR OUTROS PROFESSORES.