Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR APLICADA NO IFRN – JOÃO CÂMARA

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57072
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 935
    "inscrito_id" => 2087
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR APLICADA NO IFRN – JOÃO CÂMARA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICAS. ASSIM, AO LONGO DO TRABALHO FORAM RELATADAS EXPERIÊNCIAS ORIUNDAS DAS AULAS TRANSDISCIPLINARES REALIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA TURMA SECUNDARISTA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS JOÃO CÂMARA. PARA TANTO, FORAM EXPLICITADAS COMO SE DERAM AS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE MAPAS, BÚSSOLAS, GLOBOS TERRESTRES, APLICATIVOS DE GPS, ALÉM DA EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE BÚSSOLAS E ELETROÍMÃS E DA REALIZAÇÃO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO A FIM DE VINCULAR A ATIVIDADE ESPORTIVA COM OS CONTEÚDOS DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COMO RESULTADO, PERCEBEMOS UMA GRANDE RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DAS AULAS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR VISTO QUE ESTAS PROPORCIONARAM UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS, AGRADÁVEIS E INSTIGANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID2087_01082019153234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DE ARRUDA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE CAMPOS"
    "autor_email" => "jaqueline.campos@ifrn.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57072
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 935
    "inscrito_id" => 2087
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR APLICADA NO IFRN – JOÃO CÂMARA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICAS. ASSIM, AO LONGO DO TRABALHO FORAM RELATADAS EXPERIÊNCIAS ORIUNDAS DAS AULAS TRANSDISCIPLINARES REALIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA TURMA SECUNDARISTA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS JOÃO CÂMARA. PARA TANTO, FORAM EXPLICITADAS COMO SE DERAM AS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE MAPAS, BÚSSOLAS, GLOBOS TERRESTRES, APLICATIVOS DE GPS, ALÉM DA EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE BÚSSOLAS E ELETROÍMÃS E DA REALIZAÇÃO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO A FIM DE VINCULAR A ATIVIDADE ESPORTIVA COM OS CONTEÚDOS DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COMO RESULTADO, PERCEBEMOS UMA GRANDE RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DAS AULAS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR VISTO QUE ESTAS PROPORCIONARAM UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS, AGRADÁVEIS E INSTIGANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID2087_01082019153234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DE ARRUDA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE CAMPOS"
    "autor_email" => "jaqueline.campos@ifrn.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO VISA CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICAS. ASSIM, AO LONGO DO TRABALHO FORAM RELATADAS EXPERIÊNCIAS ORIUNDAS DAS AULAS TRANSDISCIPLINARES REALIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA TURMA SECUNDARISTA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS JOÃO CÂMARA. PARA TANTO, FORAM EXPLICITADAS COMO SE DERAM AS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE MAPAS, BÚSSOLAS, GLOBOS TERRESTRES, APLICATIVOS DE GPS, ALÉM DA EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE BÚSSOLAS E ELETROÍMÃS E DA REALIZAÇÃO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO A FIM DE VINCULAR A ATIVIDADE ESPORTIVA COM OS CONTEÚDOS DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COMO RESULTADO, PERCEBEMOS UMA GRANDE RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DAS AULAS DE FORMA TRANSDISCIPLINAR VISTO QUE ESTAS PROPORCIONARAM UM MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS, AGRADÁVEIS E INSTIGANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.