Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CARA A CARA: LUDICIDADE, DINÂMICA E INTERAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, INOVAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56630
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => """
      CARA A CARA: LUDICIDADE, DINÂMICA E INTERAÇÃO NO\r\n
      ENSINO DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      COM O INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DE\r\n
      FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, REALIZAMOS UM TRABALHO QUE, DE FORMA GERAL, UTILIZA UMA MANEIRA PRÁTICA,\r\n
      LÚDICA E DIDÁTICA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS. PARA TANTO, CRIAMOS\r\n
      UM JOGO DIDÁTICO INSPIRADO NO FAMOSO “CARA A CARA”. O JOGO, DE FORMA DIVERTIDA, FOMENTA A CURIOSIDADE\r\n
      DOS PARTICIPANTES E OPORTUNIZA UMA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS SEUS JOGADORES, ALÉM DE TRAZER INFORMAÇÕES\r\n
      SOBRE DIVERSAS ÁREAS, TENDO EM VISTA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DO CONHECIMENTO GERAL SOBRE O MUNDO E\r\n
      AS CIÊNCIAS NATURAIS. O JOGO ORA APRESENTADO FOI PRODUZIDO COM O INTUITO DE OPORTUNIZAR, A SEUS\r\n
      PRATICANTES, A AMPLIAÇÃO DE SUAS INFORMAÇÕES SOBRE OS TEMAS SELECIONADOS, E A TEREM O PRIMEIRO CONTATO\r\n
      COM O CONHECIMENTO DESSAS ÁREAS DE ESTUDO (FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA). O DESENVOLVIMENTO DESTA\r\n
      ATIVIDADE MOSTROU QUE OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA POSSÍVEL E QUE, SE BEM\r\n
      PLANEJADOS E APLICADOS, PODEM RESULTAR EM MELHORIAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ÀS RELAÇÕES\r\n
      INTERPESSOAIS ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, INOVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1205_31072019210826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS DE OLIVEIRA PEDROSO"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS PEDROSO"
    "autor_email" => "thais.pedroso@terra.com.b"
    "autor_ies" => "COLÉGIO EQUIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56630
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => """
      CARA A CARA: LUDICIDADE, DINÂMICA E INTERAÇÃO NO\r\n
      ENSINO DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      COM O INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DE\r\n
      FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, REALIZAMOS UM TRABALHO QUE, DE FORMA GERAL, UTILIZA UMA MANEIRA PRÁTICA,\r\n
      LÚDICA E DIDÁTICA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS. PARA TANTO, CRIAMOS\r\n
      UM JOGO DIDÁTICO INSPIRADO NO FAMOSO “CARA A CARA”. O JOGO, DE FORMA DIVERTIDA, FOMENTA A CURIOSIDADE\r\n
      DOS PARTICIPANTES E OPORTUNIZA UMA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS SEUS JOGADORES, ALÉM DE TRAZER INFORMAÇÕES\r\n
      SOBRE DIVERSAS ÁREAS, TENDO EM VISTA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DO CONHECIMENTO GERAL SOBRE O MUNDO E\r\n
      AS CIÊNCIAS NATURAIS. O JOGO ORA APRESENTADO FOI PRODUZIDO COM O INTUITO DE OPORTUNIZAR, A SEUS\r\n
      PRATICANTES, A AMPLIAÇÃO DE SUAS INFORMAÇÕES SOBRE OS TEMAS SELECIONADOS, E A TEREM O PRIMEIRO CONTATO\r\n
      COM O CONHECIMENTO DESSAS ÁREAS DE ESTUDO (FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA). O DESENVOLVIMENTO DESTA\r\n
      ATIVIDADE MOSTROU QUE OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA POSSÍVEL E QUE, SE BEM\r\n
      PLANEJADOS E APLICADOS, PODEM RESULTAR EM MELHORIAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ÀS RELAÇÕES\r\n
      INTERPESSOAIS ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, INOVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1205_31072019210826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS DE OLIVEIRA PEDROSO"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS PEDROSO"
    "autor_email" => "thais.pedroso@terra.com.b"
    "autor_ies" => "COLÉGIO EQUIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

COM O INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, REALIZAMOS UM TRABALHO QUE, DE FORMA GERAL, UTILIZA UMA MANEIRA PRÁTICA, LÚDICA E DIDÁTICA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS. PARA TANTO, CRIAMOS UM JOGO DIDÁTICO INSPIRADO NO FAMOSO “CARA A CARA”. O JOGO, DE FORMA DIVERTIDA, FOMENTA A CURIOSIDADE DOS PARTICIPANTES E OPORTUNIZA UMA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS SEUS JOGADORES, ALÉM DE TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSAS ÁREAS, TENDO EM VISTA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DO CONHECIMENTO GERAL SOBRE O MUNDO E AS CIÊNCIAS NATURAIS. O JOGO ORA APRESENTADO FOI PRODUZIDO COM O INTUITO DE OPORTUNIZAR, A SEUS PRATICANTES, A AMPLIAÇÃO DE SUAS INFORMAÇÕES SOBRE OS TEMAS SELECIONADOS, E A TEREM O PRIMEIRO CONTATO COM O CONHECIMENTO DESSAS ÁREAS DE ESTUDO (FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA). O DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE MOSTROU QUE OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA POSSÍVEL E QUE, SE BEM PLANEJADOS E APLICADOS, PODEM RESULTAR EM MELHORIAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.