ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE DIGITAL DE UM MODELO DE ESCOLA QUE ATENDA A NECESSIDADE DE CRIAR CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS PARA OS ALUNOS APRENDEREM E ATUAREM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. O DESAFIO DE CONSTRUIR UM MODELO EDUCACIONAL PARA O FUTURO RESULTA DO CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. PARA A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DIGITAL FOI UTILIZADO COMO FERRAMENTA O JOGO ELETRÔNICO MINECRAFT, O QUAL PERMITE A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS, RECURSOS, MATERIAIS, ENTRE OUTROS, DE FORMA CRIATIVA, FAZENDO USO DE BLOCOS PRESENTES NA REALIDADE DIGITAL. AS INTERAÇÕES PARA VIABILIZAR O TRABALHO EM GRUPO FORAM FEITAS COM O USO DE OUTRAS FERRAMENTAS COMO SKYPE, FACEBOOK, WHATSAPP E HAMACHI. A ESCOLA CONSTRUÍDA DIGITALMENTE TEVE COMO FOCO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A SUSTENTABILIDADE. NA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA, FORAM CRIADAS SALAS QUE PROPICIAM UM AMBIENTE CONFORTÁVEL DE APRENDIZAGEM E UMA DIVERSIDADE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FUGINDO DO MODELO CONVENCIONAL DE AULAS EXPOSITIVAS. DESTACAMOS A ACESSIBILIDADE, CONSTRUINDO ELEVADORES, RAMPAS E OUTROS RECURSOS INCLUSIVOS. ALÉM DISSO, PENSAMOS NUMA AVALIAÇÃO PROCESSUAL, ONDE OS ESTUDANTES SÃO AVALIADOS AO LONGO DO PROCESSO DE ATIVIDADES E PRÁTICAS, VISANDO O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ENTENDEMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU A APROXIMAÇÃO COM UMA NOVA PERSPECTIVA E REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA E CURRÍCULO ESCOLAR PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.