NESTE TRABALHO, UTILIZAMOS A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) DE CHEVALLARD (1999), COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. A TAD, CONSIDERADA UMA EVOLUÇÃO TEÓRICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, DO MESMO AUTOR, ESTUDA O HOMEM PERANTE O SABER MATEMÁTICO E, MAIS ESPECIFICAMENTE, PERANTE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2018, BUSCANDO RESPONDER À QUESTÃO: COMO O CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES É ABORDADO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTADO E UTILIZADO PELAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, TIVEMOS POR OBJETIVO ANALISAR A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA DO CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO A ANÁLISE DOCUMENTAL A TIPOLOGIA ESCOLHIDA. A ANÁLISE PRAXEOLÓGICA MOSTROU PROXIMIDADES ENTRE AQUILO QUE É PRECONIZADO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS E AQUILO QUE É PROPOSTO PELO LD. NO QUE SE REFERE AO COMPONENTE PRÁXIS (BLOCO PRÁTICO-TÉCNICO), OS TIPOS DE TAREFAS PROPOSTOS OPORTUNIZAM AO ALUNO COMPREENDER COMO EFETUAR A DIVISÃO ENTRE FRAÇÕES, ENTRETANTO, PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS EM RELAÇÃO A ASPECTOS RELACIONADOS À COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS DESSA OPERAÇÃO. OS ELEMENTOS DE NATUREZA TECNOLÓGICO-TEÓRICA (LOGOS) SÃO EXPLICITADOS ATRAVÉS DE FIGURAS (O QUE FACILITA A COMPREENSÃO DO ALUNO) PARA, POSTERIORMENTE EXPLICITAR A “REGRA PRÁTICA” DA DIVISÃO DE FRAÇÕES.