Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DIVISÃO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

Palavra-chaves: DIVISÃO DE FRAÇÕES, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD), LIVRO DIDÁTICO (LD) Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56753
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 699
    "titulo" => "DIVISÃO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO, UTILIZAMOS A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) DE CHEVALLARD (1999), COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. A TAD, CONSIDERADA UMA EVOLUÇÃO TEÓRICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, DO MESMO AUTOR, ESTUDA O HOMEM PERANTE O SABER MATEMÁTICO E, MAIS ESPECIFICAMENTE, PERANTE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2018, BUSCANDO RESPONDER À QUESTÃO: COMO O CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES É ABORDADO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTADO E UTILIZADO PELAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, TIVEMOS POR OBJETIVO ANALISAR A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA DO CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO A ANÁLISE DOCUMENTAL A TIPOLOGIA ESCOLHIDA. A ANÁLISE PRAXEOLÓGICA MOSTROU PROXIMIDADES ENTRE AQUILO QUE É PRECONIZADO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS E AQUILO QUE É PROPOSTO PELO LD. NO QUE SE REFERE AO COMPONENTE PRÁXIS (BLOCO PRÁTICO-TÉCNICO), OS TIPOS DE TAREFAS PROPOSTOS OPORTUNIZAM AO ALUNO COMPREENDER COMO EFETUAR A DIVISÃO ENTRE FRAÇÕES, ENTRETANTO, PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS EM RELAÇÃO A ASPECTOS RELACIONADOS À COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS DESSA OPERAÇÃO. OS ELEMENTOS DE NATUREZA TECNOLÓGICO-TEÓRICA (LOGOS) SÃO EXPLICITADOS ATRAVÉS DE FIGURAS (O QUE FACILITA A COMPREENSÃO DO ALUNO) PARA, POSTERIORMENTE EXPLICITAR A “REGRA PRÁTICA” DA DIVISÃO DE FRAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "DIVISÃO DE FRAÇÕES, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD), LIVRO DIDÁTICO (LD)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID699_29062019162421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIVAM BRAZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVAM SANTANA"
    "autor_email" => "edivamsantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56753
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 699
    "titulo" => "DIVISÃO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO, UTILIZAMOS A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) DE CHEVALLARD (1999), COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. A TAD, CONSIDERADA UMA EVOLUÇÃO TEÓRICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, DO MESMO AUTOR, ESTUDA O HOMEM PERANTE O SABER MATEMÁTICO E, MAIS ESPECIFICAMENTE, PERANTE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2018, BUSCANDO RESPONDER À QUESTÃO: COMO O CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES É ABORDADO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTADO E UTILIZADO PELAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, TIVEMOS POR OBJETIVO ANALISAR A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA DO CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO A ANÁLISE DOCUMENTAL A TIPOLOGIA ESCOLHIDA. A ANÁLISE PRAXEOLÓGICA MOSTROU PROXIMIDADES ENTRE AQUILO QUE É PRECONIZADO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS E AQUILO QUE É PROPOSTO PELO LD. NO QUE SE REFERE AO COMPONENTE PRÁXIS (BLOCO PRÁTICO-TÉCNICO), OS TIPOS DE TAREFAS PROPOSTOS OPORTUNIZAM AO ALUNO COMPREENDER COMO EFETUAR A DIVISÃO ENTRE FRAÇÕES, ENTRETANTO, PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS EM RELAÇÃO A ASPECTOS RELACIONADOS À COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS DESSA OPERAÇÃO. OS ELEMENTOS DE NATUREZA TECNOLÓGICO-TEÓRICA (LOGOS) SÃO EXPLICITADOS ATRAVÉS DE FIGURAS (O QUE FACILITA A COMPREENSÃO DO ALUNO) PARA, POSTERIORMENTE EXPLICITAR A “REGRA PRÁTICA” DA DIVISÃO DE FRAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "DIVISÃO DE FRAÇÕES, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD), LIVRO DIDÁTICO (LD)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID699_29062019162421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIVAM BRAZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVAM SANTANA"
    "autor_email" => "edivamsantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO, UTILIZAMOS A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) DE CHEVALLARD (1999), COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. A TAD, CONSIDERADA UMA EVOLUÇÃO TEÓRICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, DO MESMO AUTOR, ESTUDA O HOMEM PERANTE O SABER MATEMÁTICO E, MAIS ESPECIFICAMENTE, PERANTE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2018, BUSCANDO RESPONDER À QUESTÃO: COMO O CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES É ABORDADO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTADO E UTILIZADO PELAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, TIVEMOS POR OBJETIVO ANALISAR A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA DO CONCEITO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO A ANÁLISE DOCUMENTAL A TIPOLOGIA ESCOLHIDA. A ANÁLISE PRAXEOLÓGICA MOSTROU PROXIMIDADES ENTRE AQUILO QUE É PRECONIZADO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS E AQUILO QUE É PROPOSTO PELO LD. NO QUE SE REFERE AO COMPONENTE PRÁXIS (BLOCO PRÁTICO-TÉCNICO), OS TIPOS DE TAREFAS PROPOSTOS OPORTUNIZAM AO ALUNO COMPREENDER COMO EFETUAR A DIVISÃO ENTRE FRAÇÕES, ENTRETANTO, PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS EM RELAÇÃO A ASPECTOS RELACIONADOS À COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS DESSA OPERAÇÃO. OS ELEMENTOS DE NATUREZA TECNOLÓGICO-TEÓRICA (LOGOS) SÃO EXPLICITADOS ATRAVÉS DE FIGURAS (O QUE FACILITA A COMPREENSÃO DO ALUNO) PARA, POSTERIORMENTE EXPLICITAR A “REGRA PRÁTICA” DA DIVISÃO DE FRAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.