Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 273
A COMUNICAÇÃO DISCURSIVA NA AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: INTERAÇÃO DISCURSIVA, COMPREENSÃO, DISCURSO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO DISCURSIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE GRAVAÇÕES REALIZADAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, ASSIM COMO, POR OBSERVAÇÕES REALIZADAS NA SALA DE AULA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA TEVE COMO EIXO ELEMENTOS DA TEORIA DA LINGUAGEM DE BAKHTIN, EM ESPECIAL, A TEORIA DO DISCURSO DESENVOLVIDA POR ESSE AUTOR. AQUI O CONCEITO DE COMPREENSÃO OCUPA UM LUGAR CENTRAL PARA A ANÁLISE DOS DADOS. CONSTATAMOS QUE QUANDO O DISCURSO DO PROFESSOR NÃO É SIMPLIFICADO DIFICULTA A COMPREENSÃO DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.