Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR INTERMÉDIO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIGITAL NA EDUCAÇÃO FORMAL E NA INTERFACE DO PROCESSO DO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: WEBQUEST, INTERNET, ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOTECNOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56519
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1090
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR INTERMÉDIO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIGITAL NA EDUCAÇÃO FORMAL E NA INTERFACE DO PROCESSO DO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESTE REGISTRO TEM COMO PROPÓSITO APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS RELEVANTES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO. UMA CONSEQUÊNCIA RELEVANTE DESTE ENFOQUE É DESLOCAR A VISÃO DO PROFESSOR COMO UM CENTRALIZADOR DE INFORMAÇÕES, SENDO A WEBQUEST UM RECURSO QUE AUXILIA A PRÁXIS EDUCATIVA, DIRECIONANDO O ALUNO À INVESTIGAÇÃO E A PESQUISA. A ACESSIBILIDADE A RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO FORMAL É CADA VEZ MAIOR, PRINCIPALMENTE, COM A DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET E DOS PROGRAMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO EXIGE CONSTANTES MUDANÇAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE PERMEIAM A INTERCONEXÃO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO, SENDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONSIDERADAS FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS QUE ALAVANCAM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SE INTERNALIZAM NA ESCOLA DE FORMA A PROMOVER UMA RUPTURA DE PADRÕES, EXIGINDO NOVOS ESPAÇOS, NOVA FORMAÇÃO ACADÊMICA, NOVAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESTAS COM O CONHECIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA/QUANTITATIVA, BASEANDO-SE EM UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO, ONDE FORA UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, TRAZENDO INFORMAÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA. OS TEMAS GERADORES DAS WEBQUESTS TÊM COMO OBJETIVO AVALIAR O DESEMPENHO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES RELACIONADAS A TERAPIA GÊNICA, A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE E A TECNOLOGIA TRANSGÊNICA. OS RESULTADOS REVELAM QUE DIANTE DA INTERAÇÃO COM AS TIC OS ESTUDANTES SE TORNARAM AGENTES ATIVOS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "WEBQUEST, INTERNET, ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOTECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID823_04082019214705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIMAR FERREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIMAR F COSTA"
    "autor_email" => "lucimarcostabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIGRANRIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56519
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1090
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR INTERMÉDIO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIGITAL NA EDUCAÇÃO FORMAL E NA INTERFACE DO PROCESSO DO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESTE REGISTRO TEM COMO PROPÓSITO APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS RELEVANTES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO. UMA CONSEQUÊNCIA RELEVANTE DESTE ENFOQUE É DESLOCAR A VISÃO DO PROFESSOR COMO UM CENTRALIZADOR DE INFORMAÇÕES, SENDO A WEBQUEST UM RECURSO QUE AUXILIA A PRÁXIS EDUCATIVA, DIRECIONANDO O ALUNO À INVESTIGAÇÃO E A PESQUISA. A ACESSIBILIDADE A RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO FORMAL É CADA VEZ MAIOR, PRINCIPALMENTE, COM A DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET E DOS PROGRAMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO EXIGE CONSTANTES MUDANÇAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE PERMEIAM A INTERCONEXÃO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO, SENDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONSIDERADAS FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS QUE ALAVANCAM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SE INTERNALIZAM NA ESCOLA DE FORMA A PROMOVER UMA RUPTURA DE PADRÕES, EXIGINDO NOVOS ESPAÇOS, NOVA FORMAÇÃO ACADÊMICA, NOVAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESTAS COM O CONHECIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA/QUANTITATIVA, BASEANDO-SE EM UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO, ONDE FORA UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, TRAZENDO INFORMAÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA. OS TEMAS GERADORES DAS WEBQUESTS TÊM COMO OBJETIVO AVALIAR O DESEMPENHO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES RELACIONADAS A TERAPIA GÊNICA, A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE E A TECNOLOGIA TRANSGÊNICA. OS RESULTADOS REVELAM QUE DIANTE DA INTERAÇÃO COM AS TIC OS ESTUDANTES SE TORNARAM AGENTES ATIVOS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "WEBQUEST, INTERNET, ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOTECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID823_04082019214705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIMAR FERREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIMAR F COSTA"
    "autor_email" => "lucimarcostabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIGRANRIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE REGISTRO TEM COMO PROPÓSITO APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS RELEVANTES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO. UMA CONSEQUÊNCIA RELEVANTE DESTE ENFOQUE É DESLOCAR A VISÃO DO PROFESSOR COMO UM CENTRALIZADOR DE INFORMAÇÕES, SENDO A WEBQUEST UM RECURSO QUE AUXILIA A PRÁXIS EDUCATIVA, DIRECIONANDO O ALUNO À INVESTIGAÇÃO E A PESQUISA. A ACESSIBILIDADE A RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO FORMAL É CADA VEZ MAIOR, PRINCIPALMENTE, COM A DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET E DOS PROGRAMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO EXIGE CONSTANTES MUDANÇAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS QUE PERMEIAM A INTERCONEXÃO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO, SENDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONSIDERADAS FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS QUE ALAVANCAM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SE INTERNALIZAM NA ESCOLA DE FORMA A PROMOVER UMA RUPTURA DE PADRÕES, EXIGINDO NOVOS ESPAÇOS, NOVA FORMAÇÃO ACADÊMICA, NOVAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESTAS COM O CONHECIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA/QUANTITATIVA, BASEANDO-SE EM UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO, ONDE FORA UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, TRAZENDO INFORMAÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA. OS TEMAS GERADORES DAS WEBQUESTS TÊM COMO OBJETIVO AVALIAR O DESEMPENHO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES RELACIONADAS A TERAPIA GÊNICA, A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE E A TECNOLOGIA TRANSGÊNICA. OS RESULTADOS REVELAM QUE DIANTE DA INTERAÇÃO COM AS TIC OS ESTUDANTES SE TORNARAM AGENTES ATIVOS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.