O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS- CUITÉ- PB. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM O USO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS COM ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN. O TRABALHO FOI CONSTITUÍDO NA MODALIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA. A PESQUISA OCORREU EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXCEPCIONAIS (APAE), LOCALIZADA NA MICRORREGIÃO DO CARIRI DO ESTADO DA PARAÍBA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM 5 ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, TODOS COM COMPROVAÇÃO DE LAUDO MÉDICO. PORÉM, NESSE ARTIGO, APRESENTAREMOS APENAS O RESULTADO DE 2 CRIANÇAS ESCOLHIDA ALEATORIAMENTE NO TRABALHO, DEVIDO A QUANTIDADE DE PÁGINAS LIMITADAS PELAS NORMAS DO EVENTO. O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DESSES ALUNOS ERA DE 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. DISCUTIMOS AINDA NESTE ESTUDO, UMA NOVA PROPOSTA USANDO MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE ADIÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESSES ESTUDANTES TRABALHAVAM OS CONCEITOS DE SOMA. SENDO ASSIM, FOI PERCEPTÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS MANIPULATIVOS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DESSES ALUNOS.