ESTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO INVESTIGAR E DISCUTIR SOBRE A PROPOSTA DE ESCOLA CIDADÃ E AO MESMO TEMPO CONHECER OS MECANISMOS UTILIZADOS PELOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO, PARA QUE EM TEMPO HÁBIL CONSIGAM MINISTRAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O ANO LETIVO CONCILIANDO COM OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS VISTO QUE, A ESCOLA EM DEBATE POSSUI O MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL. PORTANTO DESSE ESTUDO É PREDOMINANTEMENTE PAUTADO NA INVESTIGAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DOS ESTUDANTES, AUTONOMIA, CONVIVÊNCIA E SOCIALIZAÇÃO PROPORCIONANDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL NO ESPAÇO ESCOLAR. A METODOLOGIA DO ESTUDO FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS A SEREM PERCORRIDAS: 1) IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA ESCOLA CIDADÃ RELATAM PARA ABORDAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS NO PROGRAMA DA PROVA DO ENEM E COMO OS MACROCAMPOS CONTRIBUEM/DIFICULTA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA DO ENEM; 2) MAPEAR AS DIFICULDADES RELATADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA; 3) ANALISAR O CURRÍCULO DA ESCOLA CIDADÃ VISANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DOS CONTEÚDOS, A PARTIR DA MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENEM; 4) COMPARAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA EM QUE SE PROPÕE NO PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL DA ESCOLA COM A MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA DA ESCOLA CIDADÃ. A PESQUISA SERÁ QUALITATIVA DESCRITIVA BUSCANDO RETRATAR A EXPECTATIVA DOS PARTICIPANTES POR DADOS DESCRITOS. A PARTIR DA ANALISE TEMÁTICA, SERAM FORMADAS CATEGORIAS: PRÁTICA DOCENTE, CURRÍCULO, PROPOSTA PEDAGÓGICA, CONTEÚDOS PROPOSTOS E O MECANISMO DOS MACROCAMPOS SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS.