A EDUCAÇÃO INCLUSIVA APESAR DE SER ALVO DE DEBATES PROCESSUAIS NOS ÚLTIMOS ANOS E BASTANTE DIFUNDIDA NA SOCIEDADE BRASILEIRA, AINDA ENFRENTA TABUS QUANDO SUA ÊNFASE OCORRE NA MATEMÁTICA, SEJA ELA NA TEORIA, SEJA NA PRÁTICA. OS ÍNDICES QUANTITATIVOS NA DISCIPLINA DE ALUNOS SURDOS TÊM APRESENTADO NÍVEIS PREOCUPANTES NO IFPB/CAMPUS SOUSA – QUE RECAI SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO, MAS, SOBRETUDO, EM VALORES COMO O CUIDADO, A EMPATIA, A SOLIDARIEDADE E O RESPEITO ENTRE AS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO E PROFESSOR-ALUNO. DIANTE DO EXPOSTO, APRESENTA-SE UMA DISCUSSÃO, URGENTE E NECESSÁRIA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NO QUE TANGE A MATEMÁTICA, AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E A JUSTIÇA SOCIAL COMO DÍVIDA SOCIOHISTÓRICO DA SOCIEDADE COM O ALUNO SURDO.