NA PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR COM O ENSINO DE QUÍMICA, O PRESENTE TRABALHO DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA DE APLICAÇÃO, TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ABORDAGEM TEMÁTICA PARA SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE QUÍMICA POR PARTE DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, TOMAMOS COMO APORTE TEÓRICO A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA, UTILIZAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA, EM TORNO DO TEMA “RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS”, NA QUAL OS ESTUDANTES VIVENCIARAM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA, AFIM DE QUE ELES PUDESSEM FAZER CONEXÕES ENTRE A QUÍMICA E O TEMA PROPOSTO E TAMBÉM, EM CONTEXTOS DIVERSOS. COMO INSTRUMENTAIS DE PESQUISA, UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM O GRUPO DE ESTUDANTES E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARA APRECIAÇÃO DOS DADOS, FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO, NA PERSPECTIVA DE BARDIN, TRAZENDO CATEGORIAS PERTINENTES PARA MELHOR INFERÊNCIA A PARTIR DOS ESTRATOS ANALÍTICOS DA ÁUDIO-GRAVAÇÃO DAS ENTREVISTAS E DA INTERVENÇÃO. EVIDENCIAMOS QUE OS ESTUDANTES OPORTUNIZADOS AO ENSINO POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA APRESENTARAM MELHOR ESTADO DE COMPREENSÃO DO TEMA ESTUDADO EM CONEXÃO COM CONCEITOS DE QUÍMICA, E ASSIM PODEMOS INFERIR QUE HOUVE CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.