BIOQUÍMICA NUTRICIONAL E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56619 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1001 "inscrito_id" => 1677 "titulo" => "BIOQUÍMICA NUTRICIONAL E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A BIOQUÍMICA NUTRICIONAL COM O ENSINO E PESQUISA É UMA ALTERNATIVA QUE PROVOCA DISCUSSÕES CONTEXTUALIZADAS, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS EM AULAS PRÁTICAS E MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TEM OBEDECIDO UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, COM UMA BASE TEÓRICA, UTILIZANDO A AULA DIALOGADA, COM POUCOS RECURSOS, DIMINUINDO O INTERESSE E ENTENDIMENTO DOS ALUNOS. ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL PODEM SER DESENVOLVIDAS, UTILIZANDO MATERIAL BAIXO DE CUSTO, PROPORCIONANDO UMA INTERAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL E AVALIÁ-LA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA-AÇÃO, QUANTO A ABORDAGEM, AS TÉCNICAS UTILIZADAS FORAM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, COM ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DE DISCURSO E DADOS NUMÉRICOS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DE DUAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BARREIRA, CEARÁ. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTERIOR E APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL, PARA AVERIGUAR SE USO DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM. PERCEBEU-SE, ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS, QUE A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO APRENDIZADO, ALÉM DE POSSIBILITAR QUE O ALUNO MODIFIQUE A POSTURA DE MERO EXPECTADOR PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE EM TODAS AS ETAPAS DE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A PRÁTICA EXPERIMENTAL INSTIGA A PARTICIPAÇÃO, AO DIÁLOGO DURANTE AS AULAS COM PROFESSORES, A INTERAÇÃO COM OS DEMAIS COLEGAS, TORNANDO O ENSINO MUITO MAIS EFETIVO E DINÂMICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "BIOQUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1677_01082019205231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DE SOUSA" "autor_email" => "marcia_bsousa@unilab.edu." "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56619 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1001 "inscrito_id" => 1677 "titulo" => "BIOQUÍMICA NUTRICIONAL E EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A BIOQUÍMICA NUTRICIONAL COM O ENSINO E PESQUISA É UMA ALTERNATIVA QUE PROVOCA DISCUSSÕES CONTEXTUALIZADAS, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS EM AULAS PRÁTICAS E MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TEM OBEDECIDO UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, COM UMA BASE TEÓRICA, UTILIZANDO A AULA DIALOGADA, COM POUCOS RECURSOS, DIMINUINDO O INTERESSE E ENTENDIMENTO DOS ALUNOS. ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL PODEM SER DESENVOLVIDAS, UTILIZANDO MATERIAL BAIXO DE CUSTO, PROPORCIONANDO UMA INTERAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL E AVALIÁ-LA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA-AÇÃO, QUANTO A ABORDAGEM, AS TÉCNICAS UTILIZADAS FORAM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, COM ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DE DISCURSO E DADOS NUMÉRICOS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DE DUAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BARREIRA, CEARÁ. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTERIOR E APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL, PARA AVERIGUAR SE USO DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM. PERCEBEU-SE, ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS, QUE A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO APRENDIZADO, ALÉM DE POSSIBILITAR QUE O ALUNO MODIFIQUE A POSTURA DE MERO EXPECTADOR PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE EM TODAS AS ETAPAS DE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A PRÁTICA EXPERIMENTAL INSTIGA A PARTICIPAÇÃO, AO DIÁLOGO DURANTE AS AULAS COM PROFESSORES, A INTERAÇÃO COM OS DEMAIS COLEGAS, TORNANDO O ENSINO MUITO MAIS EFETIVO E DINÂMICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "BIOQUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1677_01082019205231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DE SOUSA" "autor_email" => "marcia_bsousa@unilab.edu." "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }