OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO UTILIZADOS PARA EXTERNALIZAR AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS PELOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. COM BASE NESSE PRESSUPOSTO, LEVANTOU-SE A SEGUINTE PROBLEMATIZAÇÃO: DE QUE FORMA A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NO ENSINO DE BIOLOGIA? COM ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES NO USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO NÍVEL FUNDAMENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA. METODOLOGICAMENTE, PARA A CONSTRUÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS FORAM REALIZADAS TRÊS ETAPAS: PRIMEIRA ETAPA FOI A AULA TEÓRICA-PRÁTICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS; A SEGUNDA ETAPA FOI A EXPLANAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A TERCEIRA ETAPA FOI A CONSTRUÇÃO DOS MAPAS SOBRE OS ASSUNTOS. PARA A ANÁLISE DOS MAPAS FOI UTILIZADO OS CRITÉRIOS PROPOSTOS POR RUIZ-MORENO ET AL (2007). OS RESULTADOS PRÉVIOS APONTARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS CONTRIBUI DE FORMA SATISFATÓRIA, NO ENTANTO É PRECISO TOMAR ALGUNS CUIDADOS NA VEICULAÇÃO DO USO DESSA FERRAMENTA METODOLÓGICA.