O USO DESENFREADO DA ÁGUA, CONTAMINAÇÃO DE POLUENTES E FALTA DE CHUVA EM ALGUMAS REGIÕES BRASILEIRAS E NO MUNDO VEM CAUSANDO SUA ESCASSEZ, NECESSITANDO DO USO MAIS RACIONAL E APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL. A CRISE NA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA, SOBRETUDO NA REGIÃO NORDESTE, ATENTA PARA A NECESSIDADE DE REPENSAR EM NOVAS MANEIRAS DE UTILIZAÇÃO DESSE BEM. TENDO EM VISTA ESSES FATOS, O PRESENTE TRABALHO VISA VERIFICAR A VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO DA E.E.E.F.M JOSÉ LUIZ NETO, PARA O USO E AUXÍLIO NAS AULAS PRÁTICAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA GERADA PELOS APARELHOS. PARA AVERIGUAR O POTENCIAL DE REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE CONDENSAÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO FOI REALIZADO UM ESTUDO QUE CONSISTE EM CÁLCULOS ESTIMATIVOS DA QUANTIDADE DE ÁGUA CONDENSADA PARA CONDICIONADORES DE AR COM DIFERENTES CAPACIDADES DE ACORDO COM AS PESQUISAS REALIZADAS EM REFERENCIAIS TEÓRICOS ACERCA DO ASSUNTO DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PROVENIENTES DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO, OBSERVA-SE QUE, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO, É POSSÍVEL A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E DE ACORDO COM A ESTRUTURA E NECESSIDADES OBSERVADAS NA ESCOLA, PERCEBE-SE QUE NÃO SÓ É VIÁVEL, MAS NECESSÁRIO QUE HAJA ESSA INICIATIVA, POIS SE TRATA DE UMA SOLUÇÃO SIMPLES PARA UM GRANDE PROBLEMA ENFRENTADO NA INSTITUIÇÃO. A PROPOSTA NÃO TRAZ APENAS BENEFÍCIOS ECONÔMICOS, MAS, AMBIENTAIS, CAPAZES DE DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL, NÃO APENAS NOS ALUNOS QUE UTILIZAM O LABORATÓRIO, MAS EM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.