GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DESCONHECE A QUÍMICA OU A CONSIDERA PREJUDICIAL AO AMBIENTE E ÀS PESSOAS, O QUE É UM EQUÍVOCO. NA ESCOLA, A FALTA DE EXPERIMENTOS PARA MELHOR ELUCIDAÇÃO DE QUESTÕES TEÓRICAS CONTRIBUI PARA UM SENSO COMUM DISTORCIDO SOBRE A DISCIPLINA, ASSOCIANDO-A COM QUESTÕES NEGATIVAS COMO POLUIÇÃO, PRODUTOS DANOSOS À SAÚDE, EFEITOS CORROSIVOS, ENTRE OUTROS. DIANTE DESTE QUADRO, CRIA-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO SEMPRE TENTANDO DESPERTAR O INTERESSE, O RACIOCÍNIO E O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS QUÍMICOS. O ENSINO DE QUÍMICA PODE SER CONSIDERADO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA COLABORATIVA, QUANDO SE FAZ UMA ABORDAGEM AMPLA E ARTICULADA SOBRE A ÁREA DOS ALIMENTOS, POIS NÃO SE TRATA APENAS DE COMENTAR SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM SI, MAS CONHECER DE QUE FORMA O MUNDO DA QUÍMICA POSSA SER APLICADA NOS ALIMENTOS E CONSEGUIR ENXERGAR QUE A QUÍMICA ESTÁ EM TODA PARTE. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRADA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, NO MUNICÍPIO DE CUITÉ, PARAÍBA E TEM POR OBJETIVO VALIDAR O CONHECIMENTO DO ALUNO DA QUÍMICA QUE HÁ POR TRÁS DE TODOS ESSES ALIMENTOS E O QUE ESTES ADICIONAIS ACARRETAM PARA O ALUNO E AS PATOLOGIAS CRÔNICAS, COMO A DIABETES E A HIPERTENSÃO, ATUALMENTE BASTANTE PRESENTES EM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DA VIVÊNCIA DA PESQUISA EM QUESTÃO FOI POSSÍVEL INFORMAR E CONSCIENTIZAR OS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, FAVORECENDO COM ISSO, A FORMAÇÃO DE SERES ATIVOS E TRANSFORMADORES DA SOCIEDADE.