INTERVENÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO NA PESQUISA E ENSINO DE QUÍMICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56941 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "INTERVENÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO NA PESQUISA E ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DESCONHECE A QUÍMICA OU A CONSIDERA PREJUDICIAL AO AMBIENTE E ÀS PESSOAS, O QUE É UM EQUÍVOCO. NA ESCOLA, A FALTA DE EXPERIMENTOS PARA MELHOR ELUCIDAÇÃO DE QUESTÕES TEÓRICAS CONTRIBUI PARA UM SENSO COMUM DISTORCIDO SOBRE A DISCIPLINA, ASSOCIANDO-A COM QUESTÕES NEGATIVAS COMO POLUIÇÃO, PRODUTOS DANOSOS À SAÚDE, EFEITOS CORROSIVOS, ENTRE OUTROS. DIANTE DESTE QUADRO, CRIA-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO SEMPRE TENTANDO DESPERTAR O INTERESSE, O RACIOCÍNIO E O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS QUÍMICOS. O ENSINO DE QUÍMICA PODE SER CONSIDERADO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA COLABORATIVA, QUANDO SE FAZ UMA ABORDAGEM AMPLA E ARTICULADA SOBRE A ÁREA DOS ALIMENTOS, POIS NÃO SE TRATA APENAS DE COMENTAR SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM SI, MAS CONHECER DE QUE FORMA O MUNDO DA QUÍMICA POSSA SER APLICADA NOS ALIMENTOS E CONSEGUIR ENXERGAR QUE A QUÍMICA ESTÁ EM TODA PARTE. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRADA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, NO MUNICÍPIO DE CUITÉ, PARAÍBA E TEM POR OBJETIVO VALIDAR O CONHECIMENTO DO ALUNO DA QUÍMICA QUE HÁ POR TRÁS DE TODOS ESSES ALIMENTOS E O QUE ESTES ADICIONAIS ACARRETAM PARA O ALUNO E AS PATOLOGIAS CRÔNICAS, COMO A DIABETES E A HIPERTENSÃO, ATUALMENTE BASTANTE PRESENTES EM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DA VIVÊNCIA DA PESQUISA EM QUESTÃO FOI POSSÍVEL INFORMAR E CONSCIENTIZAR OS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, FAVORECENDO COM ISSO, A FORMAÇÃO DE SERES ATIVOS E TRANSFORMADORES DA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "QUÍMICA DOS ALIMENTOS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID903_26062019074832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON BATISTA DE SOUTO" "autor_nome_curto" => "EMERSON SOUTO" "autor_email" => "emerson.souto2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56941 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "INTERVENÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO NA PESQUISA E ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DESCONHECE A QUÍMICA OU A CONSIDERA PREJUDICIAL AO AMBIENTE E ÀS PESSOAS, O QUE É UM EQUÍVOCO. NA ESCOLA, A FALTA DE EXPERIMENTOS PARA MELHOR ELUCIDAÇÃO DE QUESTÕES TEÓRICAS CONTRIBUI PARA UM SENSO COMUM DISTORCIDO SOBRE A DISCIPLINA, ASSOCIANDO-A COM QUESTÕES NEGATIVAS COMO POLUIÇÃO, PRODUTOS DANOSOS À SAÚDE, EFEITOS CORROSIVOS, ENTRE OUTROS. DIANTE DESTE QUADRO, CRIA-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO SEMPRE TENTANDO DESPERTAR O INTERESSE, O RACIOCÍNIO E O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS QUÍMICOS. O ENSINO DE QUÍMICA PODE SER CONSIDERADO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA COLABORATIVA, QUANDO SE FAZ UMA ABORDAGEM AMPLA E ARTICULADA SOBRE A ÁREA DOS ALIMENTOS, POIS NÃO SE TRATA APENAS DE COMENTAR SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM SI, MAS CONHECER DE QUE FORMA O MUNDO DA QUÍMICA POSSA SER APLICADA NOS ALIMENTOS E CONSEGUIR ENXERGAR QUE A QUÍMICA ESTÁ EM TODA PARTE. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRADA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, NO MUNICÍPIO DE CUITÉ, PARAÍBA E TEM POR OBJETIVO VALIDAR O CONHECIMENTO DO ALUNO DA QUÍMICA QUE HÁ POR TRÁS DE TODOS ESSES ALIMENTOS E O QUE ESTES ADICIONAIS ACARRETAM PARA O ALUNO E AS PATOLOGIAS CRÔNICAS, COMO A DIABETES E A HIPERTENSÃO, ATUALMENTE BASTANTE PRESENTES EM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DA VIVÊNCIA DA PESQUISA EM QUESTÃO FOI POSSÍVEL INFORMAR E CONSCIENTIZAR OS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, FAVORECENDO COM ISSO, A FORMAÇÃO DE SERES ATIVOS E TRANSFORMADORES DA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "QUÍMICA DOS ALIMENTOS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID903_26062019074832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON BATISTA DE SOUTO" "autor_nome_curto" => "EMERSON SOUTO" "autor_email" => "emerson.souto2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }