DADOS DO IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA) BASEADOS NA PNAD 2019 (PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS) MOSTRA QUE A DESOCUPAÇÃO ENTRE PESSOAS QUE NÃO ESTUDAVAM NEM TRABALHAVAM CHEGOU A 12,8 MILHÕES NO PAÍS (IBGE, 2019), ISTO É, UMA EM CADA OITO PESSOAS. SENDO ASSIM, BASEADO NESSAS INFORMAÇÕES, FOI REALIZADA UMA AÇÃO COM O OBJETIVO DE OBSERVAR COMO OS ADOLESCENTES ATUALMENTE PENSAM SOBRE A PROFISSÃO A EXERCER NO FUTURO, O PRESENTE RESUMO VERSA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. PARA ISSO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA NA LITERATURA. DINÂMICAS E PALESTRAS FORAM DESENVOLVIDAS, ALÉM DA APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES. ENCONTROS SEMANAIS COM O OBJETIVO DE TRABALHAR A PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES DO NONO ANO FRENTE AO MERCADO DE TRABALHO FORAM REALIZADOS, EXPLANANDO-SE SOBRE PROFISSÕES, PERFIL PARA PROFISSÃO TRAÇADA A PARTIR DA INDIVIDUALIDADE DE CADA SUJEITO E CONCEITOS BASEADOS NA CONSCIENTIZAÇÃO DE COMO ALCANÇAR O OBJETIVO PROFISSIONAL E FAZER COM QUE ESSES REFLITAM SOBRE O ASSUNTO. COMO CONCLUSÃO VERIFICA-SE QUE ATUALMENTE OS ALUNOS TÊM NOÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A PROFISSÃO QUE QUEREM SEGUIR E SOBRE AS ETAPAS DE COMO CHEGAR, VIU-SE QUE O AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR INFLUENCIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO, E QUE A ESCOLHA FEITA DEPENDE PRIMORDIALMENTE DA SUBJETIVIDADE E CONTEXTO DE CADA INDIVÍDUO.