A FORMAÇÃO CONTINUADA É ALGO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS POSSIBILITA AOS DOCENTES UMA CONSTANTE REFLEXÃO NO TOCANTE ÀS DISCUSSÕES MAIS ATUAIS QUE PERMEIAM O ÂMBITO EDUCACIONAL. TODAVIA, ALGUNS PROFESSORES NÃO PARTICIPAM DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS, POR JULGAREM QUE ESTAS NÃO ATENDEM ÀS SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS. ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O OLHAR DO DOCENTE DE BIOLOGIA SOBRE UM MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REFLEXIVO. O MODELO EM QUESTÃO É O PROJETO “REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS”, CRIADO PELA COORDENADORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE). A ESTRUTURA DO PROJETO FOI ORGANIZADA EM FORMATO DE PALESTRAS, DEBATES TEÓRICOS E OFICINAS QUE FORAM DESENVOLVIDOS ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E NOVEMBRO DE 2018. A CADA MÊS UMA NOVA TEMÁTICA FOI VIVENCIADA COM, EM MÉDIA, CEM DOCENTES. PARA FINS DE ESTUDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM TODOS OS PARTICIPANTES, NO QUAL, VINTE DOCENTES SINALIZARAM TER VIVENCIADO DE TODOS OS ENCONTROS. DE ACORDO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, O MODELO PROPOSTO SUPRIU SUAS EXPECTATIVAS, ELES COLOCARAM EM PRÁTICA ALGUMAS DAS TEMÁTICAS TRABALHADAS NOS ENCONTROS, EM ESPECIAL, A QUE TRATOU DAS METODOLOGIAS ATIVAS. ESTES RESULTADOS NOS LEVARAM A CONSIDERAR QUE O MODELO DE FORMAÇÃO PROPOSTO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTES PROFESSORES.