Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DOCENTE SOBRE UM MODEL DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: PROFESSOR EM EXERCÍCIO, FORMAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56876
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1212
    "inscrito_id" => 2823
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DOCENTE SOBRE UM MODEL DE FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA É ALGO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS POSSIBILITA AOS DOCENTES UMA CONSTANTE REFLEXÃO NO TOCANTE ÀS DISCUSSÕES MAIS ATUAIS QUE PERMEIAM O ÂMBITO EDUCACIONAL. TODAVIA, ALGUNS PROFESSORES NÃO PARTICIPAM DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS, POR JULGAREM QUE ESTAS NÃO ATENDEM ÀS SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS. ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O OLHAR DO DOCENTE DE BIOLOGIA SOBRE UM MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REFLEXIVO. O MODELO EM QUESTÃO É O PROJETO “REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS”, CRIADO PELA COORDENADORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE). A ESTRUTURA DO PROJETO FOI ORGANIZADA EM FORMATO DE PALESTRAS, DEBATES TEÓRICOS E OFICINAS QUE FORAM DESENVOLVIDOS ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E NOVEMBRO DE 2018. A CADA MÊS UMA NOVA TEMÁTICA FOI VIVENCIADA COM, EM MÉDIA, CEM DOCENTES. PARA FINS DE ESTUDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM TODOS OS PARTICIPANTES, NO QUAL, VINTE DOCENTES SINALIZARAM TER VIVENCIADO DE TODOS OS ENCONTROS. DE ACORDO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, O MODELO PROPOSTO SUPRIU SUAS EXPECTATIVAS, ELES COLOCARAM EM PRÁTICA ALGUMAS DAS TEMÁTICAS TRABALHADAS NOS ENCONTROS, EM ESPECIAL, A QUE TRATOU DAS METODOLOGIAS ATIVAS. ESTES RESULTADOS NOS LEVARAM A CONSIDERAR QUE O MODELO DE FORMAÇÃO PROPOSTO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTES PROFESSORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR EM EXERCÍCIO, FORMAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID2823_12082019235410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLIMERIA BESERRA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "RAMALHO"
    "autor_email" => "climeriaramalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56876
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1212
    "inscrito_id" => 2823
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DOCENTE SOBRE UM MODEL DE FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA É ALGO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS POSSIBILITA AOS DOCENTES UMA CONSTANTE REFLEXÃO NO TOCANTE ÀS DISCUSSÕES MAIS ATUAIS QUE PERMEIAM O ÂMBITO EDUCACIONAL. TODAVIA, ALGUNS PROFESSORES NÃO PARTICIPAM DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS, POR JULGAREM QUE ESTAS NÃO ATENDEM ÀS SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS. ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O OLHAR DO DOCENTE DE BIOLOGIA SOBRE UM MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REFLEXIVO. O MODELO EM QUESTÃO É O PROJETO “REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS”, CRIADO PELA COORDENADORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE). A ESTRUTURA DO PROJETO FOI ORGANIZADA EM FORMATO DE PALESTRAS, DEBATES TEÓRICOS E OFICINAS QUE FORAM DESENVOLVIDOS ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E NOVEMBRO DE 2018. A CADA MÊS UMA NOVA TEMÁTICA FOI VIVENCIADA COM, EM MÉDIA, CEM DOCENTES. PARA FINS DE ESTUDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM TODOS OS PARTICIPANTES, NO QUAL, VINTE DOCENTES SINALIZARAM TER VIVENCIADO DE TODOS OS ENCONTROS. DE ACORDO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, O MODELO PROPOSTO SUPRIU SUAS EXPECTATIVAS, ELES COLOCARAM EM PRÁTICA ALGUMAS DAS TEMÁTICAS TRABALHADAS NOS ENCONTROS, EM ESPECIAL, A QUE TRATOU DAS METODOLOGIAS ATIVAS. ESTES RESULTADOS NOS LEVARAM A CONSIDERAR QUE O MODELO DE FORMAÇÃO PROPOSTO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTES PROFESSORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR EM EXERCÍCIO, FORMAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID2823_12082019235410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLIMERIA BESERRA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "RAMALHO"
    "autor_email" => "climeriaramalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A FORMAÇÃO CONTINUADA É ALGO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS POSSIBILITA AOS DOCENTES UMA CONSTANTE REFLEXÃO NO TOCANTE ÀS DISCUSSÕES MAIS ATUAIS QUE PERMEIAM O ÂMBITO EDUCACIONAL. TODAVIA, ALGUNS PROFESSORES NÃO PARTICIPAM DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS, POR JULGAREM QUE ESTAS NÃO ATENDEM ÀS SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS. ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O OLHAR DO DOCENTE DE BIOLOGIA SOBRE UM MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REFLEXIVO. O MODELO EM QUESTÃO É O PROJETO “REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS”, CRIADO PELA COORDENADORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE). A ESTRUTURA DO PROJETO FOI ORGANIZADA EM FORMATO DE PALESTRAS, DEBATES TEÓRICOS E OFICINAS QUE FORAM DESENVOLVIDOS ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E NOVEMBRO DE 2018. A CADA MÊS UMA NOVA TEMÁTICA FOI VIVENCIADA COM, EM MÉDIA, CEM DOCENTES. PARA FINS DE ESTUDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM TODOS OS PARTICIPANTES, NO QUAL, VINTE DOCENTES SINALIZARAM TER VIVENCIADO DE TODOS OS ENCONTROS. DE ACORDO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, O MODELO PROPOSTO SUPRIU SUAS EXPECTATIVAS, ELES COLOCARAM EM PRÁTICA ALGUMAS DAS TEMÁTICAS TRABALHADAS NOS ENCONTROS, EM ESPECIAL, A QUE TRATOU DAS METODOLOGIAS ATIVAS. ESTES RESULTADOS NOS LEVARAM A CONSIDERAR QUE O MODELO DE FORMAÇÃO PROPOSTO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTES PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.