NO ENSINO DE QUÍMICA, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL, FAZENDO COM QUE OS ESTUDANTES EXPLOREM, ELABOREM E SUPERVISIONEM SUAS IDEIAS, COMPARANDO-AS COM A IDEIA CIENTÍFICA, POIS SÓ ASSIM TERÃO PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. O PRESENTE ESTUDO REFERE-SE A UMA REVISÃO INTEGRATIVA POR MEIO DE PESQUISAS LITERÁRIAS CIENTÍFICAS. A REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA TEM SIDO EMPREGADA COMO RECURSO METODOLÓGICO, QUE FAZ USO DE ESTRATÉGIA SISTEMATIZADA PARA REUNIR E SINTETIZAR RESULTADOS DE ESTUDOS SOBRE UM TEMA ESPECÍFICO, COM A FINALIDADE DE APROFUNDAR E FORTALECER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE DETERMINADAS ÁREAS E SUBSIDIAR A TOMADA DE DECISÕES DOS PROFISSIONAIS. NO PRESENTE ESTUDO FOI POSSÍVEL DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE A PARTE TEÓRICA E AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, MOSTRANDO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO, FALTA DE TEMPO DOS PROFESSORES OU DE ESPAÇOS ADEQUADOS. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA ENSINO DE QUÍMICA PODENDO DESPERTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS, MOTIVÁ-LOS, AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO E DIVERSAS OUTRAS CAPACIDADES.