A PESQUISA REALIZADA SE DEU ATRAVÉS DA NECESSIDADE DE CONHECER A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) ENQUANTO FERRAMENTA PARA AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO DAS ESCOLAS DO BRASIL. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, AS ESCOLAS DESENVOLVEM AÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO E ATINGIR A META ESTABELECIDA. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA CRIAR MODELOS DE PREVISÃO QUE POSSIBILITEM ENCONTRAR AS MÉDIAS DO IDEB DE 2019 DAS ESCOLAS ESTADUAIS, PÚBLICAS E PRIVADAS DA REGIÃO NORDESTE. UTILIZOU-SE COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE A REGRESSÃO LINEAR SIMPLES, NA QUAL SE OBSERVOU OS GRÁFICOS DE DISPERSÃO, O AJUSTE LINEAR E OS RESÍDUOS OBTIDOS, ALÉM DE DETERMINAR OS VALORES ESPERADOS PARA 2019. DESSA FORMA, SE OBSERVA QUE OS MODELOS ENCONTRADOS, PARA CADA CASO, SÃO CONSIDERADOS CONSISTENTES, ALÉM DE QUE, 51,39% DOS ESTADOS INDICAM OBTER MÉDIAS SUPERIORES AS DE 2017.