Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ÂMBITO ESCOLAR E NO PROCESSO FORMACIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: PIBID, CONTRIBUIÇÕES, EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56693
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 528
    "inscrito_id" => 1272
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ÂMBITO ESCOLAR E NO PROCESSO FORMACIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA INDICATIVOS E CONSTATAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DAS CONTRIBUIÇÕES QUE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, COMO ESSA, NA QUAL OBJETIVAM INSERIR OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR APRESENTA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES. COM UM OLHAR CRÍTICO, É ABORDADO COMO O PIBID APROXIMA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO ESSA INICIATIVA DE INSERÇÃO NAS ESCOLAS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO E A VALORAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TORNANDO O ESPAÇO EDUCACIONAL FATOR PREPONDERANTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES, O QUE ATRIBUI À ESCOLA O PAPEL DE PROTAGONISTA NESTE PROCESSO FORMACIONAL. DISCUTE-SE TAMBÉM, SOBRE A RELEVÂNCIA DE UNIR TEORIA E PRÁTICA NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, INTEGRANDO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VISTA EM SALA DE AULA NA GRADUAÇÃO COM EXPERIÊNCIA PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS ESCOLAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DISCUTIDO, ASSIM, FAZENDO DO PIBID UM PROGRAMA ÚTIL NO CAMINHO EM DIREÇÃO AO MAGISTÉRIO, JÁ QUE INCENTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES, EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1272_01072019210211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYRELLE MARIA MACEDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MYRELLE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "mar01_macedo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56693
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 528
    "inscrito_id" => 1272
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ÂMBITO ESCOLAR E NO PROCESSO FORMACIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA INDICATIVOS E CONSTATAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DAS CONTRIBUIÇÕES QUE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, COMO ESSA, NA QUAL OBJETIVAM INSERIR OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR APRESENTA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES. COM UM OLHAR CRÍTICO, É ABORDADO COMO O PIBID APROXIMA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO ESSA INICIATIVA DE INSERÇÃO NAS ESCOLAS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO E A VALORAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TORNANDO O ESPAÇO EDUCACIONAL FATOR PREPONDERANTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES, O QUE ATRIBUI À ESCOLA O PAPEL DE PROTAGONISTA NESTE PROCESSO FORMACIONAL. DISCUTE-SE TAMBÉM, SOBRE A RELEVÂNCIA DE UNIR TEORIA E PRÁTICA NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, INTEGRANDO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VISTA EM SALA DE AULA NA GRADUAÇÃO COM EXPERIÊNCIA PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS ESCOLAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DISCUTIDO, ASSIM, FAZENDO DO PIBID UM PROGRAMA ÚTIL NO CAMINHO EM DIREÇÃO AO MAGISTÉRIO, JÁ QUE INCENTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES, EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1272_01072019210211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYRELLE MARIA MACEDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MYRELLE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "mar01_macedo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA INDICATIVOS E CONSTATAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DAS CONTRIBUIÇÕES QUE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, COMO ESSA, NA QUAL OBJETIVAM INSERIR OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR APRESENTA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES. COM UM OLHAR CRÍTICO, É ABORDADO COMO O PIBID APROXIMA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO ESSA INICIATIVA DE INSERÇÃO NAS ESCOLAS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO E A VALORAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TORNANDO O ESPAÇO EDUCACIONAL FATOR PREPONDERANTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES, O QUE ATRIBUI À ESCOLA O PAPEL DE PROTAGONISTA NESTE PROCESSO FORMACIONAL. DISCUTE-SE TAMBÉM, SOBRE A RELEVÂNCIA DE UNIR TEORIA E PRÁTICA NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, INTEGRANDO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VISTA EM SALA DE AULA NA GRADUAÇÃO COM EXPERIÊNCIA PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS ESCOLAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DISCUTIDO, ASSIM, FAZENDO DO PIBID UM PROGRAMA ÚTIL NO CAMINHO EM DIREÇÃO AO MAGISTÉRIO, JÁ QUE INCENTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.