ESTE ARTIGO APRESENTA INDICATIVOS E CONSTATAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DAS CONTRIBUIÇÕES QUE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, COMO ESSA, NA QUAL OBJETIVAM INSERIR OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR APRESENTA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES. COM UM OLHAR CRÍTICO, É ABORDADO COMO O PIBID APROXIMA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DO AMBIENTE ESCOLAR E COMO ESSA INICIATIVA DE INSERÇÃO NAS ESCOLAS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO E A VALORAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TORNANDO O ESPAÇO EDUCACIONAL FATOR PREPONDERANTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES, O QUE ATRIBUI À ESCOLA O PAPEL DE PROTAGONISTA NESTE PROCESSO FORMACIONAL. DISCUTE-SE TAMBÉM, SOBRE A RELEVÂNCIA DE UNIR TEORIA E PRÁTICA NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, INTEGRANDO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VISTA EM SALA DE AULA NA GRADUAÇÃO COM EXPERIÊNCIA PRÁTICAS VIVENCIADAS NAS ESCOLAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DISCUTIDO, ASSIM, FAZENDO DO PIBID UM PROGRAMA ÚTIL NO CAMINHO EM DIREÇÃO AO MAGISTÉRIO, JÁ QUE INCENTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR.