RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57196 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 1269 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CUITÉ, COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NESTE CONTEXTO, SE BUSCAM IDENTIFICAR METODOLOGIAS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS, REFLETINDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE INDUZ O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES COMO TAMBÉM DESENVOLVE UM VÍNCULO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS ESTAREM IMERSOS EM UM AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, GERANDO UM GRANDE DIFERENCIAL NA SUA FORMAÇÃO. O DESAFIO DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO PRÁTICA DAS LICENCIATURAS É AMPLO E RECEBE ATENÇÃO ESPECIAL NAS DIRETRIZES, CONSTITUI-SE DA NECESSIDADE DE ARTICULAR A TEORIA E A PRÁTICA DESENVOLVIDA ÀS POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE FORMAÇÕES NO ESPAÇO DE TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO DE UM DETERMINADO MEIO, FAZENDO COM QUE O PROFESSOR TRAGA CONSIGO PARA A SALA MÉTODOS INOVADORES. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA SÃO DIVERSAS, E SÃO NESSES PROBLEMAS QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A OPORTUNIDADE DE AMENIZAR ESSES BLOQUEIOS PROMOVENDO UM TRABALHO COLABORATIVO PARA ESSE PROCESSO QUE DESENCADEIA A PRESENÇA DO ESTUDANTE E A PROPOSIÇÃO DE AÇÕES SUPERVISIONADAS DE REGÊNCIA QUE DESENCADEIAM UM MOVIMENTO DE REVISÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA POR PARTE DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1269_26062019083103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLA LOHANNA DE MEDEIROS SANTOS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MIKAELLA LOHANNA DE MEDEIROS S" "autor_email" => "lohannamikaella@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CAMPUS CUITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57196 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 1269 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CUITÉ, COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NESTE CONTEXTO, SE BUSCAM IDENTIFICAR METODOLOGIAS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS, REFLETINDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE INDUZ O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES COMO TAMBÉM DESENVOLVE UM VÍNCULO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS ESTAREM IMERSOS EM UM AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, GERANDO UM GRANDE DIFERENCIAL NA SUA FORMAÇÃO. O DESAFIO DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO PRÁTICA DAS LICENCIATURAS É AMPLO E RECEBE ATENÇÃO ESPECIAL NAS DIRETRIZES, CONSTITUI-SE DA NECESSIDADE DE ARTICULAR A TEORIA E A PRÁTICA DESENVOLVIDA ÀS POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE FORMAÇÕES NO ESPAÇO DE TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO DE UM DETERMINADO MEIO, FAZENDO COM QUE O PROFESSOR TRAGA CONSIGO PARA A SALA MÉTODOS INOVADORES. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA SÃO DIVERSAS, E SÃO NESSES PROBLEMAS QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A OPORTUNIDADE DE AMENIZAR ESSES BLOQUEIOS PROMOVENDO UM TRABALHO COLABORATIVO PARA ESSE PROCESSO QUE DESENCADEIA A PRESENÇA DO ESTUDANTE E A PROPOSIÇÃO DE AÇÕES SUPERVISIONADAS DE REGÊNCIA QUE DESENCADEIAM UM MOVIMENTO DE REVISÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA POR PARTE DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1269_26062019083103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLA LOHANNA DE MEDEIROS SANTOS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MIKAELLA LOHANNA DE MEDEIROS S" "autor_email" => "lohannamikaella@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CAMPUS CUITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }