O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CUITÉ, COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NESTE CONTEXTO, SE BUSCAM IDENTIFICAR METODOLOGIAS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS, REFLETINDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE INDUZ O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES COMO TAMBÉM DESENVOLVE UM VÍNCULO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS ESTAREM IMERSOS EM UM AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, GERANDO UM GRANDE DIFERENCIAL NA SUA FORMAÇÃO. O DESAFIO DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO PRÁTICA DAS LICENCIATURAS É AMPLO E RECEBE ATENÇÃO ESPECIAL NAS DIRETRIZES, CONSTITUI-SE DA NECESSIDADE DE ARTICULAR A TEORIA E A PRÁTICA DESENVOLVIDA ÀS POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE FORMAÇÕES NO ESPAÇO DE TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO DE UM DETERMINADO MEIO, FAZENDO COM QUE O PROFESSOR TRAGA CONSIGO PARA A SALA MÉTODOS INOVADORES. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA SÃO DIVERSAS, E SÃO NESSES PROBLEMAS QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A OPORTUNIDADE DE AMENIZAR ESSES BLOQUEIOS PROMOVENDO UM TRABALHO COLABORATIVO PARA ESSE PROCESSO QUE DESENCADEIA A PRESENÇA DO ESTUDANTE E A PROPOSIÇÃO DE AÇÕES SUPERVISIONADAS DE REGÊNCIA QUE DESENCADEIAM UM MOVIMENTO DE REVISÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA POR PARTE DOCENTE.