A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA A BASTANTE TEMPO POR EDUCADORES QUE BUSCAM POR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E DE BAIXO CUSTO AFIM DE FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. COM BASE NESSA VERTENTE ESTE TRABALHO BUSCOU O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO USO DO RECURSO LÚDICO DO JOGO COMO MECANISMO DE AUXÍLIO A METODOLOGIA DE ENSINO, VOLTADO AO ESTUDO DA FORMAÇÃO DO SOLO, DESDE AS ROCHAS ATÉ A FORMAÇÃO SOLO COMO O CONHECEMOS, BEM COMO SUAS PECULIARIDADES. A PROPOSTA FOI IDEALIZADA TRAVÉS DE AULA TEÓRICA E DEMONSTRATIVA, TENDO O JOGO COMO PANO DE FUNDO INOVADOR DENTRO DO CONTEXTO DA METODOLOGIA APLICADA, DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO, DE MODO A INCENTIVAR OS DISCENTES A TRABALHAR EM EQUIPE E DISCUTIR O ASSUNTO ESTUDADO DE FORMA LÚDICA. DESSA FORMA PODE-SE DIZER QUE SE OBTEVE BONS RESULTADOS QUANTO AOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, MÁS CABE RESSALTAR QUE O JOGO NÃO DEVE DISPENSAR A APLICAÇÃO DE MATERIAL TEÓRICO E QUE O MESMO DEVE SER UTILIZADO COMO FIO CONDUTOR DE TEORIA À PRÁTICA.