ESTUDO SOBRE PEDICULOSE USANDO COMO ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA O CASO MOTIVADOR
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56841 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 2104 "titulo" => "ESTUDO SOBRE PEDICULOSE USANDO COMO ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA O CASO MOTIVADOR" "resumo" => "A doença determinada pelo P. capitis é a pediculose de cabeça, cujo sintoma objetivo mais frequente é o prurido, em decorrência do qual pode haver escoriações, o que se constitui porta de entrada para infecções secundárias. A despeito da importância dos piolhos para a saúde humana, a pediculose não é considerada doença entre a população em geral e também entre os profissionais de saúde. Em função disso, para estudá-la é importante utilizar estratégias que visem aproximar o estudante da realidade social e ao mesmo tempo em que permita inserir a problematização. Existem várias estratégias problematizadoras para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender, dentre as quais o caso motivador. De qualquer modo, a problematização está associada à abordagem de um assunto já vivenciado, pois a ideia é reconstruir a teoria a partir da prática. Nesse contexto, o problema é a oportunidade para se refletir e modificar a realidade encontrada. O objetivo deste trabalho é relatar resultados da utilização do caso motivador, como da estratégia problematizadora para o estudo de pediculose com alunos da área de saúde. A estratégia proposta para que os alunos estudassem esse assunto mostrou-se bastante rica. Permitindo a percepção do problema por diversos aspectos, inclusive desvelando a falsa impressão de que a população já conhece o problema e o domina. Pelo contrário, observaram-se falhas exatamente no momento de solução para as infestações; além disso, as pessoas chegam a correr riscos de intoxicação em meio a essa busca. A contribuição dessa estratégia para esses futuros profissionais se faz no sentido de compreenderem que a pediculose é doença e não é um problema resolvido. As pessoas não sabem lidar plenamente com sua resolução. Portanto, esse é um assunto que deve ser abordado nas instituições escolares e entre os profissionais de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "PEDICULOSE DE CABEÇA, PEDICULUS CAPITIS, DELTAMETRINA, CASO MOTIVADOR, CASO MOTIVADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2104_23072019195122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUZA" "autor_email" => "fatimasouzagrupoambiental" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56841 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 2104 "titulo" => "ESTUDO SOBRE PEDICULOSE USANDO COMO ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA O CASO MOTIVADOR" "resumo" => "A doença determinada pelo P. capitis é a pediculose de cabeça, cujo sintoma objetivo mais frequente é o prurido, em decorrência do qual pode haver escoriações, o que se constitui porta de entrada para infecções secundárias. A despeito da importância dos piolhos para a saúde humana, a pediculose não é considerada doença entre a população em geral e também entre os profissionais de saúde. Em função disso, para estudá-la é importante utilizar estratégias que visem aproximar o estudante da realidade social e ao mesmo tempo em que permita inserir a problematização. Existem várias estratégias problematizadoras para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender, dentre as quais o caso motivador. De qualquer modo, a problematização está associada à abordagem de um assunto já vivenciado, pois a ideia é reconstruir a teoria a partir da prática. Nesse contexto, o problema é a oportunidade para se refletir e modificar a realidade encontrada. O objetivo deste trabalho é relatar resultados da utilização do caso motivador, como da estratégia problematizadora para o estudo de pediculose com alunos da área de saúde. A estratégia proposta para que os alunos estudassem esse assunto mostrou-se bastante rica. Permitindo a percepção do problema por diversos aspectos, inclusive desvelando a falsa impressão de que a população já conhece o problema e o domina. Pelo contrário, observaram-se falhas exatamente no momento de solução para as infestações; além disso, as pessoas chegam a correr riscos de intoxicação em meio a essa busca. A contribuição dessa estratégia para esses futuros profissionais se faz no sentido de compreenderem que a pediculose é doença e não é um problema resolvido. As pessoas não sabem lidar plenamente com sua resolução. Portanto, esse é um assunto que deve ser abordado nas instituições escolares e entre os profissionais de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "PEDICULOSE DE CABEÇA, PEDICULUS CAPITIS, DELTAMETRINA, CASO MOTIVADOR, CASO MOTIVADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2104_23072019195122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUZA" "autor_email" => "fatimasouzagrupoambiental" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }