A doença determinada pelo P. capitis é a pediculose de cabeça, cujo sintoma objetivo mais frequente é o prurido, em decorrência do qual pode haver escoriações, o que se constitui porta de entrada para infecções secundárias. A despeito da importância dos piolhos para a saúde humana, a pediculose não é considerada doença entre a população em geral e também entre os profissionais de saúde. Em função disso, para estudá-la é importante utilizar estratégias que visem aproximar o estudante da realidade social e ao mesmo tempo em que permita inserir a problematização. Existem várias estratégias problematizadoras para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender, dentre as quais o caso motivador. De qualquer modo, a problematização está associada à abordagem de um assunto já vivenciado, pois a ideia é reconstruir a teoria a partir da prática. Nesse contexto, o problema é a oportunidade para se refletir e modificar a realidade encontrada. O objetivo deste trabalho é relatar resultados da utilização do caso motivador, como da estratégia problematizadora para o estudo de pediculose com alunos da área de saúde. A estratégia proposta para que os alunos estudassem esse assunto mostrou-se bastante rica. Permitindo a percepção do problema por diversos aspectos, inclusive desvelando a falsa impressão de que a população já conhece o problema e o domina. Pelo contrário, observaram-se falhas exatamente no momento de solução para as infestações; além disso, as pessoas chegam a correr riscos de intoxicação em meio a essa busca. A contribuição dessa estratégia para esses futuros profissionais se faz no sentido de compreenderem que a pediculose é doença e não é um problema resolvido. As pessoas não sabem lidar plenamente com sua resolução. Portanto, esse é um assunto que deve ser abordado nas instituições escolares e entre os profissionais de saúde.