O PROPÓSITO DESTE ESTUDO FOI UTILIZAR O TEMA ESTRUTURADOR DROGAS DE ABUSO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA, COMO FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS E NITROGENADAS, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. ALÉM DO USO DO TEMA PARA METODOLOGIA DE ENSINO FOI ESTABELECIDA UMA EFETIVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA DROGAS DE ABUSO E COMO A MESMA AFETA A SOCIEDADE COMO UM TODO. FORAM APLICADAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, FAZENDO UMA CORRELAÇÃO COM DROGAS DE ABUSO COMO O ÁLCOOL, CIGARRO E MACONHA, NAS QUAIS FORAM UTILIZADOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E UM EXPERIMENTO DE BAFÔMETRO. A PESQUISA REVELOU QUE O USO DE TEMAS ESTRUTURADORES FACILITA A APRENDIZAGEM, JÁ QUE FAZ UMA CORRELAÇÃO COM O COTIDIANO DEIXANDO DE FORMA MAIS VISÍVEL A APLICAÇÃO DO CONTEÚDO, COMO TAMBÉM O USO DE EXPERIMENTOS RELATIVAMENTE SIMPLES QUE PODEM SER APLICADOS EM SALA DE AULA.