O USO DO DESENHO SURGE COMO UM ALIADO NA CONSTRUÇÃO E NA DISPERSÃO DO SABER. O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BIOLOGIA. COM ISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA NO TRABALHO FOI QUALITATIVA, DESCRITIVA E REALIZOU-SE O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CABEDELO – PB, A QUAL POSSUI PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) OFERTADA PELA CAPES. O TRABALHO FOI REALIZADO NA TURMA DO 1º ANO, COM A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA. A RP PROPORCIONA AOS RESIDENTES VIVÊNCIAS NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA REGÊNCIA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS DESENHOS FORAM BASTANTE EFICIENTES, POIS OS DISCENTES CONSEGUIRAM SEQUENCIAR DE FORMA CORRETA OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS, A PARTIR DE DIÁLOGOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO POR ELES. PARA CONCLUIR, AFIRMA-SE QUE O USO DE DESENHOS EM SALA DE AULA DESPERTA O INTERESSE DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO E FACILITA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.COM A ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO INOVADORAS É POSSÍVEL POSSIBILITAR QUE O ALUNO APROVEITE SUA IMAGINAÇÃO CRIADORA, VISANDO AMPLIAR SEU PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS EXISTENTES NA BIOLOGIA. ESTAS ILUSTRAÇÕES PODEM DESEMPENHAR UM PAPEL DE FATOR ESTIMULANTE PARA A BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE ESTIMULA COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E A PERCEPÇÃO.