A EDUCAÇÃO DO CAMPO É RESULTADO DA AMÁLGAMA DE DIVERSOS REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS QUE PODEM INFLUENCIAR O ENSINO DE CIÊNCIAS. O PRESENTE TEXTO TEM POR OBJETIVO ANALISAR POSSIBILIDADES DE COMO O DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE SE MANIFESTAR NO ASPECTO DIDÁTICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA TEÓRICA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E EXPLORATÓRIO QUE ANALISA TEXTOS DE AUTORES DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM BUSCA DE CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS CONSONANTES COM OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A ANÁLISE PAUTOU-SE NA PERSPECTIVA FREIREANA. COMO RESULTADO, FORAM APONTADAS AS SEGUINTES IDEIAS AXIAIS PARA A DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O NORTEAMENTO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DO PLANEJAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, E A PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRUTURANTE DA AULA.