A MODIFICAÇÃO DE LIGANTES ASFÁLTICOS É UMA PRÁTICA QUE VISA AUMENTAR A RESISTÊNCIA ÀS DEFORMAÇÕES PERMANENTES, COMO TRINCAS OCASIONADAS POR FADIGA OU POR VARIAÇÕES TÉRMICAS, ALÉM DE, CONSEQUENTEMENTE, MELHORAR AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E CONFORTO DAS RODOVIAS E REDUZIR CUSTOS COM MANUTENÇÕES. ASSIM, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ESTUDAR A MODIFICAÇÃO DO LIGANTE ASFÁLTICO 50/70 POR DOIS TIPOS DE LIGNINA, PROVENIENTES DE ESPÉCIES DIFERENTES, FOLHOSA (PINUS) E CONÍFERAS (EUCALIPTO), NOS TEORES DE 3%, 6% E 9%. NESTA PESQUISA FORAM REALIZADOS O PROCEDIMENTO DE ENVELHECIMENTO RTFO E O ENSAIO QUÍMICO FTIR. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A INCORPORAÇÃO DA LIGNINA AO CAP 50/70 PODE REDUZIR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA OXIDAÇÃO DO LIGANTE, PRINCIPALMENTE NO TEOR DE 6% DE LIGNINA DE EUCALIPTO, PORÉM É NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DE OUTROS ENSAIOS QUÍMICOS QUE ATESTEM AS INDICAÇÕES VERIFICADAS NESTE TRABALHO. DESSA MANEIRA, A UTILIZAÇÃO DESSE POLÍMERO NATURAL PODE SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O APROVEITAMENTO DO EXCEDENTE DE LIGNINA DAS INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE, EVITANDO O DESCARTE INADEQUADO NO MEIO AMBIENTE, COMO TAMBÉM, ECONOMICAMENTE POR PODER SUBSTITUIR UMA PORCENTAGEM EM PESO DO LIGANTE UTILIZADO NA PAVIMENTAÇÃO, GERANDO UMA FONTE DE RENDA EXTRA PARA AS INDÚSTRIAS PRODUTORAS DE PAPEL E CELULOSE, ALÉM DE SER UTILIZADA NO LUGAR DE POLÍMEROS SINTÉTICOS COM CUSTOS ELEVADOS.