Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APLICAÇÃO DE QUIZES ONLINE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE REVISÃO NA MONITORIA DE BIOQUÍMICA BÁSICA NO BACHARELADO DE QUÍMICA INDUSTRIAL DA UFPB

Palavra-chaves: QUIZ ONLINE, GAMEFICAÇÃO, BIOQUÍMICA BÁSICA, MONITORIA Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56510
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1052
    "inscrito_id" => 2146
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE QUIZES ONLINE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE REVISÃO NA MONITORIA DE BIOQUÍMICA BÁSICA NO BACHARELADO DE QUÍMICA INDUSTRIAL DA UFPB"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDA A APLICAÇÃO, BEM COMO A AVALIAÇÃO, DE UMA METODOLOGIA DINÂMICA DE ENSINO BASEADA EM GAMEFICAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA OFERECIDA PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA, DO CAMPUS I DA UFPB, DURANTES TRÊS PERÍODOS LETIVOS. COM A PROPOSTA DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESCRITA POR DIVERSOS AUTORES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIAS SEMELHANTES OU IDÊNTICAS, FORAM APLICADOS QUIZES ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA QUIZIZZ AOS ALUNOS MATRICULADOS COMO FORMA ALTERNATIVA DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA DISCIPLINA. COMO RESULTADO DISTO, O ESTUDO ESTATÍSTICO DEMONSTROU QUE A MÉDIA DE TODOS OS QUIZES APLICADOS A PORCENTAGEM DE ACERTOS FOI SUPERIOR A 60% REFLETINDO, DIRETAMENTE, NO DESEMPENHO DE NOTAS DA DISCIPLINA QUE APRESENTOU UM CRESCIMENTO QUANDO COMPARADOS A UM SEMESTRE QUE NÃO TINHA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "QUIZ ONLINE, GAMEFICAÇÃO, BIOQUÍMICA BÁSICA, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2146_01082019230513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO MARCOS ARAÚJO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JOÃO MARCOS ARAÚJO"
    "autor_email" => "markaraujo13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56510
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1052
    "inscrito_id" => 2146
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE QUIZES ONLINE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE REVISÃO NA MONITORIA DE BIOQUÍMICA BÁSICA NO BACHARELADO DE QUÍMICA INDUSTRIAL DA UFPB"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDA A APLICAÇÃO, BEM COMO A AVALIAÇÃO, DE UMA METODOLOGIA DINÂMICA DE ENSINO BASEADA EM GAMEFICAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA OFERECIDA PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA, DO CAMPUS I DA UFPB, DURANTES TRÊS PERÍODOS LETIVOS. COM A PROPOSTA DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESCRITA POR DIVERSOS AUTORES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIAS SEMELHANTES OU IDÊNTICAS, FORAM APLICADOS QUIZES ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA QUIZIZZ AOS ALUNOS MATRICULADOS COMO FORMA ALTERNATIVA DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA DISCIPLINA. COMO RESULTADO DISTO, O ESTUDO ESTATÍSTICO DEMONSTROU QUE A MÉDIA DE TODOS OS QUIZES APLICADOS A PORCENTAGEM DE ACERTOS FOI SUPERIOR A 60% REFLETINDO, DIRETAMENTE, NO DESEMPENHO DE NOTAS DA DISCIPLINA QUE APRESENTOU UM CRESCIMENTO QUANDO COMPARADOS A UM SEMESTRE QUE NÃO TINHA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "QUIZ ONLINE, GAMEFICAÇÃO, BIOQUÍMICA BÁSICA, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2146_01082019230513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO MARCOS ARAÚJO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JOÃO MARCOS ARAÚJO"
    "autor_email" => "markaraujo13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDA A APLICAÇÃO, BEM COMO A AVALIAÇÃO, DE UMA METODOLOGIA DINÂMICA DE ENSINO BASEADA EM GAMEFICAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA OFERECIDA PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA, DO CAMPUS I DA UFPB, DURANTES TRÊS PERÍODOS LETIVOS. COM A PROPOSTA DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESCRITA POR DIVERSOS AUTORES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIAS SEMELHANTES OU IDÊNTICAS, FORAM APLICADOS QUIZES ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA QUIZIZZ AOS ALUNOS MATRICULADOS COMO FORMA ALTERNATIVA DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA DISCIPLINA. COMO RESULTADO DISTO, O ESTUDO ESTATÍSTICO DEMONSTROU QUE A MÉDIA DE TODOS OS QUIZES APLICADOS A PORCENTAGEM DE ACERTOS FOI SUPERIOR A 60% REFLETINDO, DIRETAMENTE, NO DESEMPENHO DE NOTAS DA DISCIPLINA QUE APRESENTOU UM CRESCIMENTO QUANDO COMPARADOS A UM SEMESTRE QUE NÃO TINHA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.