NESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDA A APLICAÇÃO, BEM COMO A AVALIAÇÃO, DE UMA METODOLOGIA DINÂMICA DE ENSINO BASEADA EM GAMEFICAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BÁSICA OFERECIDA PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA, DO CAMPUS I DA UFPB, DURANTES TRÊS PERÍODOS LETIVOS. COM A PROPOSTA DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESCRITA POR DIVERSOS AUTORES QUE UTILIZARAM DE METODOLOGIAS SEMELHANTES OU IDÊNTICAS, FORAM APLICADOS QUIZES ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA QUIZIZZ AOS ALUNOS MATRICULADOS COMO FORMA ALTERNATIVA DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA DISCIPLINA. COMO RESULTADO DISTO, O ESTUDO ESTATÍSTICO DEMONSTROU QUE A MÉDIA DE TODOS OS QUIZES APLICADOS A PORCENTAGEM DE ACERTOS FOI SUPERIOR A 60% REFLETINDO, DIRETAMENTE, NO DESEMPENHO DE NOTAS DA DISCIPLINA QUE APRESENTOU UM CRESCIMENTO QUANDO COMPARADOS A UM SEMESTRE QUE NÃO TINHA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA.