FREIRE, Anderson Duarte. Homofobia no contexto do ensino superior. Anais X CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5679>. Acesso em: 15/11/2024 00:56
HOMOFOBIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR Favip/Devry − Co- Autor Anderson Duarte FreireFavip/Devry − Gesla Dantas da Costa MalaquiasFavip/Devry − Lívia Gisele Coêlho de FreitasO objetivo do trabalho é discutir as relações entre formação profissional e homossexualidade com base nos resultados da pesquisa realizada com os alunos da Favip/Devry no que tange as futuras práticas profissionais. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo quantiva-descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado. Os resultados encontrados apontam para desinformação ou desinteresse quanto à questão da homossexualidade. Em primeiro lugar, sobre os motivos que levavam a homossexualidade, apenas 13% dos entrevistados responderam que era uma orientação, enquanto 49% respondeu que era opção. Quanto às demonstrações de afeto, em público, apenas 34% responderam que encarariam normalmente. A rejeição à adoção de crianças foi de 61%. Vê-se que o preconceito ainda se faz presente entre os alunos da Favip/Devry, o que nos leva a entender que, ou não são trabalhadas tais questões ou o são de forma incipiente. Entretanto, 84% dos alunos, responderam que atenderiam um casal homossexual no exercício de seu ofício. Concluímos que os homossexuais são cidadãos enquanto consumidores e clientes, mas não são cidadãos para adoção de crianças ou expressão de afetos em público.