OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS POSSUEM OBJETIVOS VOLTADOS PARA A CAPACIDADE DE CONTRIBUIR COM MELHORIAS PARA O AMBIENTE E O CURRÍCULO ESCOLAR APRESENTA UMA LISTAGEM COM CONTEÚDOS BOTÂNICOS A SEREM LECIONADOS. NO ENTANTO, A REALIDADE DO ENSINO DE BOTÂNICA CONSISTE EM DESCONTEXTUALIZAÇÃO E FALTA DE DOMÍNIO DO CONTEÚDO, DEFICIÊNCIAS INICIADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E PROPAGADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM RELATAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA EXECUTADA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BOTÂNICOS. PARTICIPARAM DO ESTUDO 24 ALUNOS DO QUARTO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTOU COM: QUESTIONAMENTOS PARA SONDAGEM, MONTAGEM DE MODELOS DIDÁTICOS, EXPOSIÇÃO DIALOGADA SOBRE REPRODUÇÃO DAS PLANTAS, OBSERVAÇÃO DE FLORES E FRUTOS IN NATURA, CONFECÇÃO COLETIVA DE UM QUADRO DE FIGURAS, DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA O AMBIENTE E PLANTIO DE MUDAS EM UM CANTEIRO DA ESCOLA. FORAM OBSERVADOS: 1) DIFICULDADE EM RELACIONAR OS NOMES DAS ESTRUTURAS AO DESENHO DO MODELO, EMBORA OS ESTUDANTES CONHECESSEM OS NOMES POPULARES, 2) RELAÇÃO ENTRE UMA PRÁTICA COTIDIANA PARA ATRAIR BEIJA-FLORES COM A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS, 3) OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM RELACIONAR AS FIGURAS DURANTE MONTAGEM DE QUADRO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SE MOSTROU EFICIENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, POR PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TENDO POR BASE OS SABERES COTIDIANOS FORNECIDOS PELOS ESTUDANTES. O MOMENTO DE DISCUSSÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS E PLANTIO DE MUDAS PERMITIU TANTO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO QUANTO A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL.