O ENSINO DA GEOMETRIA É POUCO EXPLORADO DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM ESSA PARTE DA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, A FORMA COMO O PROFESSOR ABORDA O CONTEÚDO DENTRO DE SALA, EM SUA MAIORIA, É DE MANEIRA DIRETA O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE ENSINO QUE PROPORCIONAM AOS MESMOS ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS DE MANEIRA AGRADÁVEL E PRAZEROSA. NESTA PESQUISA PRODUZIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TIVEMOS O OBJETIVO DE PROMOVER AULAS COM O CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO QUE PROPORCIONASSEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFICAZ E PUDESSEM ENXERGAR A GEOMETRIA NO AMBIENTE EM QUE ELES ESTAVAM PRESENTE DIARIAMENTE, A MESMA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB COM ALUNOS DA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA E EM VÁRIOS AMBIENTES DA ESCOLA. DESSA FORMA, A ATIVIDADE FOI FEITA EM TRÊS MOMENTOS. DIANTE DESSA PESQUISA PODEMOS VER QUE OS BENEFÍCIOS DO ENSINO EXPLORATÓRIO, COMO OS ALUNOS SE ENVOLVEM NA ATIVIDADE E AJUDAM UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO. E AINDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CORRETAMENTE OS CONTEÚDO DE GEOMETRIA DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA.