Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESCOBRINDO A GEOMETRIA QUE NOS RODEIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO

Palavra-chaves: ENSINO EXPLORATÓRIO, GEOMETRIA, CIRCUNFERÊNCIA, MATEMÁTICA Pôster (PO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56714
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 801
    "titulo" => "DESCOBRINDO A GEOMETRIA QUE NOS RODEIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO"
    "resumo" => "O ENSINO DA GEOMETRIA É POUCO EXPLORADO DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM ESSA PARTE DA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, A FORMA COMO O PROFESSOR ABORDA O CONTEÚDO DENTRO DE SALA, EM SUA MAIORIA, É DE MANEIRA DIRETA O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE ENSINO QUE PROPORCIONAM AOS MESMOS ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS DE MANEIRA AGRADÁVEL E PRAZEROSA. NESTA PESQUISA PRODUZIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO,  TIVEMOS O OBJETIVO DE PROMOVER AULAS COM O CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO QUE PROPORCIONASSEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFICAZ E PUDESSEM ENXERGAR A GEOMETRIA NO AMBIENTE EM QUE ELES ESTAVAM PRESENTE DIARIAMENTE, A MESMA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB COM ALUNOS DA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA E EM VÁRIOS AMBIENTES DA ESCOLA. DESSA FORMA, A ATIVIDADE FOI FEITA EM TRÊS MOMENTOS. DIANTE DESSA PESQUISA PODEMOS VER QUE OS BENEFÍCIOS DO ENSINO EXPLORATÓRIO, COMO OS ALUNOS SE ENVOLVEM NA ATIVIDADE E AJUDAM UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO. E AINDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CORRETAMENTE OS CONTEÚDO DE GEOMETRIA DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO EXPLORATÓRIO, GEOMETRIA, CIRCUNFERÊNCIA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID801_01072019150014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56714
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 801
    "titulo" => "DESCOBRINDO A GEOMETRIA QUE NOS RODEIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO"
    "resumo" => "O ENSINO DA GEOMETRIA É POUCO EXPLORADO DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM ESSA PARTE DA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, A FORMA COMO O PROFESSOR ABORDA O CONTEÚDO DENTRO DE SALA, EM SUA MAIORIA, É DE MANEIRA DIRETA O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE ENSINO QUE PROPORCIONAM AOS MESMOS ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS DE MANEIRA AGRADÁVEL E PRAZEROSA. NESTA PESQUISA PRODUZIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO,  TIVEMOS O OBJETIVO DE PROMOVER AULAS COM O CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO QUE PROPORCIONASSEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFICAZ E PUDESSEM ENXERGAR A GEOMETRIA NO AMBIENTE EM QUE ELES ESTAVAM PRESENTE DIARIAMENTE, A MESMA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB COM ALUNOS DA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA E EM VÁRIOS AMBIENTES DA ESCOLA. DESSA FORMA, A ATIVIDADE FOI FEITA EM TRÊS MOMENTOS. DIANTE DESSA PESQUISA PODEMOS VER QUE OS BENEFÍCIOS DO ENSINO EXPLORATÓRIO, COMO OS ALUNOS SE ENVOLVEM NA ATIVIDADE E AJUDAM UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO. E AINDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CORRETAMENTE OS CONTEÚDO DE GEOMETRIA DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO EXPLORATÓRIO, GEOMETRIA, CIRCUNFERÊNCIA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID801_01072019150014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ENSINO DA GEOMETRIA É POUCO EXPLORADO DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM ESSA PARTE DA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, A FORMA COMO O PROFESSOR ABORDA O CONTEÚDO DENTRO DE SALA, EM SUA MAIORIA, É DE MANEIRA DIRETA O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE ENSINO QUE PROPORCIONAM AOS MESMOS ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS DE MANEIRA AGRADÁVEL E PRAZEROSA. NESTA PESQUISA PRODUZIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TIVEMOS O OBJETIVO DE PROMOVER AULAS COM O CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO QUE PROPORCIONASSEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFICAZ E PUDESSEM ENXERGAR A GEOMETRIA NO AMBIENTE EM QUE ELES ESTAVAM PRESENTE DIARIAMENTE, A MESMA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB COM ALUNOS DA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA E EM VÁRIOS AMBIENTES DA ESCOLA. DESSA FORMA, A ATIVIDADE FOI FEITA EM TRÊS MOMENTOS. DIANTE DESSA PESQUISA PODEMOS VER QUE OS BENEFÍCIOS DO ENSINO EXPLORATÓRIO, COMO OS ALUNOS SE ENVOLVEM NA ATIVIDADE E AJUDAM UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO. E AINDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CORRETAMENTE OS CONTEÚDO DE GEOMETRIA DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.