A GRANDE ABSTRAÇÃO IDENTIFICADA NOS ASSUNTOS DE GENÉTICA, PARA O APRENDIZADO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO, TORNA NECESSÁRIA A TOMADA DE INICIATIVAS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. UMA DESSAS ALTERNATIVAS É O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. A PARTIR DESTA PERSPECTIVA, OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO UTILIZAR JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA, QUE FACILITEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SOBRE OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA MENDELIANA. ESTE RELATO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALIQUANTITATIVO QUE CONSISTIU EM APLICAR O JOGO “ROLETA GENÉTICA” COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PASSIRA, PE, ENVOLVENDO OS CONTEÚDOS DNA, 1° E 2° LEIS DE MENDEL, DOENÇAS GÊNICAS, MUTAÇÕES E SISTEMA ABO. A PARTIR DESTA DINÂMICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER A BASE SOBRE OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA QUE OS ALUNOS APRESENTARAM PREVIAMENTE À ABORDAGEM, QUE APARENTOU SER DE POUCO DOMÍNIO, E APÓS O JOGO, TORNARAM-SE MAIS SEGUROS DAS RESPOSTAS CORRETAS, MOSTRANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DE UMA ESTRATÉGIA QUE AUXILIE NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES E OS PERMITA INTERAGIREM EM GRUPO E SEREM ATUANTES NESSE PROCESSO.