O ENSINO DE CIÊNCIAS A NÍVEL FUNDAMENTAL NECESSITA TRANSPOR OS OBSTÁCULOS DE UMA EDUCAÇÃO BASEADA EM PRÁTICAS TRADICIONAIS E DISTANTES DO “FAZER CIÊNCIA”. A PREMISSA DAS CIÊNCIAS, É PROPICIAR AOS INDIVÍDUOS O ROMPIMENTO DE IDEIAS DO SENSO COMUM EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO, TENDO EM VISTA ESTE SER ESSENCIAL A FORMAÇÃO CIDADÃ NO SÉCULO XXI. FRENTE A ISSO, PROPOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM DIMENSÕES PROBLEMATIZADORAS E ASSOCIADAS À ATIVIDADES INERENTES A PRÓPRIA ATIVIDADE CIENTÍFICA, É UMA ESTRATÉGIA QUE PODE MELHORAR A APRENDIZAGEM E O INTERESSE DOS ESTUDANTES NAS CIÊNCIAS NATURAIS, E DESTA FORMA CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO CIDADÃ E O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO. NESSE CONTEXTO, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA, FISIOLOGIA E INTERAÇÕES ECOLÓGICAS À ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL II LOCALIZADA NA MICRORREGIÃO DO VALE DO AÇU, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. APROVEITAMOS O INTERESSE DOS ESTUDANTES, PELO UNIVERSO GEEK (JOGOS, ANIMES, COSPLAYS E SERIES), PARA UTILIZARMOS O ANIME POKÉMON COMO UM ORGANIZADOR PRÉVIO DESSAS ATIVIDADES. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS INDICOU UMA MELHORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM AO EVIDENCIAR MELHORIAS NAS HABILIDADES DE OBSERVAÇÃO, ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES E DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO.