O processo de aquisição da leitura e da escrita corporificado na alfabetização é decisivo na vida escolar dos educandos. Pesquisas destacam que essa etapa é conflituosa, pois envolvem a efetivação de processos que se iniciaram desde o nascimento do indivíduo, incluindo os processos psicomotores. Este artigo visa compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil e a dimensão do que seja a Psicomotricidade, a fim de identificar de que forma a consolidação dos processos psicomotores atuam como suporte na aprendizagem, sobretudo no objeto deste estudo que é o processo de aquisição da leitura e da escrita. Este trabalho de cunho eminentemente teórico, foi realizado através de uma revisão bibliográfica centrada na visão de teóricos que buscam compreender o indivíduo como um ser holístico no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Como resultado, conclui-se a complexidade desses processos e ressalta-se a importância dos aspectos psicomotores neste percurso, sobretudo para a alfabetização. Enfatiza-se a visão holística do indivíduo aprendiz, sendo impossível sua dissociação, como por vezes é compreendido nesta etapa: cognitivo, apenas. O corpo é enfatizado como a origem de todas as aprendizagens e a psicomotricidade, pelo seu caráter holístico, aparece nesse sentido como alicerce que impulsiona naturalmente esse processo. A consolidação dos fatores psicomotores permitirão que a criança se organize corporalmente para melhor desenvolver a leitura e a escrita. Compreende-se também o papel do professor para que possibilite uma aprendizagem significativa, mediante vivências bem planejadas, utilizando recursos da psicomotricidade como ferramenta facilitadora deste processo.