O estudo sobre as identidades culturais individuais ou coletivas e sua relação com as instituições organizadas tem sido abordada na literatura educacional nas últimas décadas. O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar as identidades culturais dos alunos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará, situada na cidade de Quixadá, sertão central nordestino, uma vez que, essa faculdade recebe alunos de Quixadá e de municípios circunvizinhos. Na pesquisa foi utilizado o método etnográfico, por acreditarmos que a cultura favorece um estudo interpretativo dos significados expressos em gestos e palavras propalados pelos sujeitos. Os resultados preliminares da pesquisa indicam a formação de uma identidade coletiva entre os alunos da FECLESC, pois diferentes grupos são formados no trajeto diário entre suas cidades de origem e Quixadá. Esses grupos se cristalizam e as atividades acadêmicas passam a ser realizadas a partir de suas constituições. Reconhecemos nesses grupos um conjunto compartilhado de características provenientes de suas origens: a religiosidade, o apego as tradições, a valorização da família e uma topofília, ou seja, uma relação dos grupos com o lugar de origem balizador de seus valores e atitudes. No entanto, a faculdade enquanto lócus da “modernidade” apresenta novos valores e práticas culturais aos alunos. Esse “sopro de modernidade” antes trazido às cidades do interior pelas estradas de ferro, pelo comércio ou mais recentemente pela mídia, agora encontra seu espaço predominante nas instituições de ensino superior.