É NOTÓRIO, ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA O DEBATE A CERCA DAS MELHORES ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE GIRA EM TORNO DE DIVERSOS MÉTODOS DE ENSINO DESSE CONHECIMENTO. ALGUNS DEFENDEM QUE O ENSINO SE DÊ ATRAVÉS DA MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E ALGORITMOS, OUTROS DEFENDEM O ENSINO LEVANDO EM CONTA A SUA PRINCIPAL ESSÊNCIA, DE SER UM CONHECIMENTO ESTRITAMENTE ABSTRATO. POR OUTRO LADO, O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PRIORIZA OUTRO ASPECTO, O DE ELA SER APLICÁVEL À VIDA DAS PESSOAS E À CIÊNCIA, COMO INSTRUMENTO DE SOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE POSSÍVEIS SITUAÇÕES REAIS, A PARTIR DAS QUAIS PASSARÍAMOS ÀS GENERALIZAÇÕES MATEMÁTICAS – ASPECTO DEFENDIDO POR ESTE ARTIGO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DO JOGO ROLETA DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICO DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NUMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA DA – PB. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA. QUANTO AO LEVANTAMENTO DE DADOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO. UTILIZAMOS COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE LORENZATO (2006), MACIEL, (2012) RÊGO; RÊGO, (2012), E BAUMGARTEL, (2018), ENTRE OUTROS. E AINDA COMO METODOLOGIA REALIZAMOS OBSERVAÇÕES E ANOTAÇÕES DIÁRIAS. COMO RESULTADO, CONSEGUIMOS UMA ÓTIMA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA PESQUISA APLICADA E UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS.