ATUALMENTE É POSSÍVEL OBSERVAR A FORTE PRESENÇA DA QUÍMICA AUXILIANDO NA ELUCIDAÇÃO DE CRIMES, A ESTE NOVO RAMO DA CIÊNCIA DÁ-SE O NOME DE QUÍMICA FORENSE. ESTA TEMÁTICA, QUE VEM CRESCENDO E AGUÇANDO A CURIOSIDADE DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE AO LONGO DOS ANOS, TEM POTENCIALIDADES PARA CONTEXTUALIZAR E INTERDISCIPLINAR AS AULAS DE QUÍMICA E PODE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE OBSERVAÇÃO EM UM MINICURSO COM UM GRUPO DE ALUNOS COM FORMAÇÃO ACADÊMICA EM QUÍMICA E MOSTRA QUE A QUÍMICA FORENSE PODE SERVIR COMO TEMA TRANSVERSAL E FACILITADOR PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PRESENTES NOS CURRÍCULOS. O MINICURSO “QUÍMICA FORENSE E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO” FOI MINISTRADO NO IV CONGRESSO REGIONAL DE ESTUDANTES DE QUÍMICA DO NORDESTE, REALIZADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NO QUAL PARTICIPARAM 23 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES DO BRASIL. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PÓS DIAGNÓSTICO PARA AVALIAÇÃO E PARA COLETA DE DADOS. DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA E OBSERVAÇÃO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS ASSOCIADAS AO USO DA EXPERIMENTAÇÃO EM CONJUNTO COM TEMAS NORTEADORES APONTA QUE, A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS PELOS ALUNOS FOI MAIS SIGNIFICATIVA, COMO TAMBÉM HOUVE ENTENDIMENTO SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS BÁSICOS CURRICULARES E QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO CAMINHAM JUNTOS COM O SABER CIENTIFICO.