EXPOSIÇÃO DE MICROBIOLOGIA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56858 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1305 "titulo" => "EXPOSIÇÃO DE MICROBIOLOGIA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A MICROBIOLOGIA É O RAMO DA CIÊNCIA QUE ESTÁ INTEIRAMENTE DESIGNADA AO ESTUDO DOS MICRORGANISMOS, SUA INTERAÇÃO COM A ESPÉCIE HUMANA E OUTROS SERES VIVOS. A COMPREENSÃO BÁSICA A RESPEITO DESTE TEMA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, VISTO QUE, ESTA ÁREA DO CONHECIMENTO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À SAÚDE E À HIGIENE PESSOAL. ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ESTUDADAS, A FIM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM, A EXPOSIÇÃO SE DESTACA POR PROMOVER UM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM A CIÊNCIA, ALÉM DE INCENTIVAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO EXPLORAR A APLICABILIDADE DAS EXPOSIÇÕES DE CUNHO CIENTÍFICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA. A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, FOI OBSERVADO TODO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE DOENÇAS BACTERIANAS, DESDE A SEPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS ATÉ OS PRODUTOS DA APRESENTAÇÃO FINAL, POSTERIORMENTE APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DESSA ABORDAGEM PARA OS ESTUDANTES EXPOSITORES. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM UTILIZADA CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O TEMA. COM ISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR CONCEPÇÕES, MUDANÇAS E PRODUTIVIDADE, A PARTIR DISSO, SELECIONAR E ESCLARECER ESSAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE ABRIR ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. ESSA PESQUISA CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DAS BOLSISTAS PELO FATO DE PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA RICA DE TODO O PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DA EXPOSIÇÃO E O DIÁLOGO COM A TURMA TRABALHADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "MICRORGANISMOS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID1305_01072019120344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA LUCIA GENU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANA" "autor_email" => "daianalucia320@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56858 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1305 "titulo" => "EXPOSIÇÃO DE MICROBIOLOGIA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A MICROBIOLOGIA É O RAMO DA CIÊNCIA QUE ESTÁ INTEIRAMENTE DESIGNADA AO ESTUDO DOS MICRORGANISMOS, SUA INTERAÇÃO COM A ESPÉCIE HUMANA E OUTROS SERES VIVOS. A COMPREENSÃO BÁSICA A RESPEITO DESTE TEMA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, VISTO QUE, ESTA ÁREA DO CONHECIMENTO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À SAÚDE E À HIGIENE PESSOAL. ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ESTUDADAS, A FIM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM, A EXPOSIÇÃO SE DESTACA POR PROMOVER UM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM A CIÊNCIA, ALÉM DE INCENTIVAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO EXPLORAR A APLICABILIDADE DAS EXPOSIÇÕES DE CUNHO CIENTÍFICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA. A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, FOI OBSERVADO TODO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE DOENÇAS BACTERIANAS, DESDE A SEPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS ATÉ OS PRODUTOS DA APRESENTAÇÃO FINAL, POSTERIORMENTE APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DESSA ABORDAGEM PARA OS ESTUDANTES EXPOSITORES. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM UTILIZADA CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O TEMA. COM ISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR CONCEPÇÕES, MUDANÇAS E PRODUTIVIDADE, A PARTIR DISSO, SELECIONAR E ESCLARECER ESSAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE ABRIR ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. ESSA PESQUISA CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DAS BOLSISTAS PELO FATO DE PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA RICA DE TODO O PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DA EXPOSIÇÃO E O DIÁLOGO COM A TURMA TRABALHADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "MICRORGANISMOS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID1305_01072019120344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA LUCIA GENU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANA" "autor_email" => "daianalucia320@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }