O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. DESTA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DO TIPO “ESTADO DA ARTE” TENDO COMO BASE DE DADOS OS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONAPESC NO PERÍODO DE 2016 A 2018. DE ACORDO OM A ANÁLISE, FORAM PUBLICADOS 2083 TRABALHOS NO RESPECTIVO PERÍODO E APENAS 2 DESSES ESTAVAM RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS. OS DADOS APONTAM SOBRE A NECESSIDADE DE AMPLIAR O DEBATE SOBRE A INCLUSÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. ALÉM DE GARANTIR O ACESSO NAS CLASSES REGULARES DE ENSINO, OS PROFESSORES E TODA EQUIPE PEDAGÓGICA DEVEM SE MOBILIZAR E PROMOVER AÇÕES QUE CONTEMPLEM OS INTERESSES PARTICULARES DESSES EDUCANDOS E DESENVOLVA SUAS POTENCIALIDADES.