A AQUAPONIA CONSISTE NA INTEGRAÇÃO DO CULTIVO DE VEGETAIS E DA CRIAÇÃO DE ORGANISMOS AQUÁTICOS EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO, SURGINDO COMO UMA MODALIDADE DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM BAIXO CONSUMO DE ÁGUA E ALTO APROVEITAMENTO DO RESÍDUO ORGÂNICO. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS AQUAPÔNICOS NA EDUCAÇÃO ESTÁ EM ASCENSÃO EM ALGUNS PAÍSES DESENVOLVIDOS. PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS VALEM-SE DOS CONCEITOS TÉCNICOS DA AQUAPONIA PARA FACILITAR O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS. ESTUDOS ENVOLVENDO O ENSINO MOSTRARAM AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE DOS CONTEÚDOS SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS, APRESENTANDO A AUSÊNCIA DE DOMÍNIO NOS PROCESSOS QUE CERCAM A CICLAGEM DE ELEMENTOS NATURAIS. SENDO ASSIM, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRN/CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DO SISTEMA DE AQUAPONIA, UM RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE ECOLOGIA, COM ÊNFASE NO CICLO DE NITROGÊNIO, COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA TORNANDO O ENSINO DINÂMICO E ATRATIVO. A ATIVIDADE PROPOSTA FOI APLICADA NA TURMA DA DISCIPLINA DE TÓPICOS EM AQUICULTURA NO PERÍODO 2019.1 ONDE O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 15 ALUNOS MATRICULADOS. FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO, UM ANTES E UM APÓS A ATIVIDADE PROPOSTA SOBRE O CICLO DO NITROGÊNIO. PERCEBEU-SE UMA EVOLUÇÃO POSITIVA DOS ALUNOS NAS RESPOSTAS QUANTO AO PRIMEIRO E O SEGUNDO QUESTIONÁRIO, VISTO QUE APÓS PASSAREM PELA ATIVIDADE E EXPLANAÇÃO, OS MESMO ADQUIRIRAM MELHORES CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA. TOTAL DE 93% DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE A ATIVIDADE PRÁTICA DEMONSTRATIVA CONTEMPLA O CONTEÚDO DE CICLO DO NITROGÊNIO E AFIRMARAM QUE O UTILIZARIA EM SUAS FUTURAS AULAS.