O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PRESENTES NAS ESCOLAS DE ALAGOAS, ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES, SEJA PELA FALTA DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA, PELA FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO OU PELA FALTA DE INVESTIMENTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. A AUSÊNCIA DE LABORATÓRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS É VISTA COMO UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ESSAS ESCOLAS. NO SENTIDO DE MINIMIZAR ESSE PROBLEMA, FOI DESENVOLVIDO UM PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CAPITAL DE ALAGOAS, VISANDO TORNÁ-LO APTO À UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES E ESTUDANTES, A PARTIR DA INICIATIVA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE BIOLOGIA. ACREDITAMOS QUE COM A IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO OS PROFESSORES POSSAM PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA CONEXÃO ENTRE AS TEORIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA E AS PRÁTICAS, ASSIM, PROPORCIONANDO AOS SUJEITOS A DESCOBERTA DO NOVO E O CONTATO COM A CIÊNCIA, É UMA FORMA DE NÃO FICAR UNICAMENTE NA TEORIA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR COMO OCORREU A IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO E, O QUE O MESMO TEM A ACRESCENTAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICARAM UM FEEDBACK POSITIVO COM RELAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DO LABORATÓRIO PARA O AUMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS. COM ISSO, FICA EVIDENTE QUE O TRABALHO NO LABORATÓRIO CONTRIBUI EFETIVAMENTE PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, MAS SE SUSTENTA EM OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, NAS DIFERENTES ÁREAS DOS SABERES E NOS DIFERENTES FORMATOS EDUCACIONAIS.