ESTE TRABALHO APRESENTA UMA INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA SOBRE UMA APLICAÇÃO DE ESTUDO DE CASO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE – PERNAMBUCO. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO OS ESTUDANTES MOBILIZAM CONCEITOS CIENTÍFICOS, COMO INTERAGEM DISCURSIVAMENTE E TOMAM POSIÇÕES QUANDO ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DE UM CASO. NESTE TRABALHO, ELABORAMOS UM CASO FICTÍCIO, CLASSIFICADO COMO ESTRUTURADO E INTITULADO “POLÍMEROS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA”, QUE ABORDOU UMA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA, MAIS ESPECIFICAMENTE COM RELAÇÃO AO USO DE POLÍMEROS EM PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS, NA PERSPECTIVA DE UMA ABORDAGEM SOCIOCIENTÍFICA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM DOIS MOMENTOS, ABORDANDO ASPECTOS CONCEITUAIS E LEVANTANDO DISCUSSÕES IMPORTANTES ACERCA DA TEMÁTICA. É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS APRESENTAM DOMÍNIO SOBRE ASPECTOS CONCEITUAIS BÁSICOS COMO, HIDROCARBONETOS, POLÍMEROS, PETRÓLEO, REAÇÕES QUÍMICAS E OUTROS, SURGINDO TAMBÉM CONCEITOS COMO POLÍMERO VERDE. TRAZEM AINDA, EM SUAS DISCUSSÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DOS POLÍMEROS RELACIONADOS A ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS. COM ISSO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O ESTUDO DE CASO PROPICIOU A PESQUISA E POSSIBILITOU AOS ESTUDANTES UM APRENDIZADO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS BÁSICOS RELACIONADOS À TEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO.