AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56564 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 2620 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ATIVIDADE INTRÍNSECA AO PROCESSO EDUCACIONAL EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO, MAS, COMUMENTE, É NEGLIGENCIADA NAS REFLEXÕES E INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. CONSIDERANDO ESSE PRESSUPOSTO, REALIZAMOS, NESTE TRABALHO, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA REVISTA “CIÊNCIA & EDUCAÇÃO”, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A INCIDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DE TRABALHOS QUE DISCUTAM A TEMÁTICA “AVALIAÇÃO” NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, REALIZAMOS UM MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NESSE PERIÓDICO ENTRE OS ANOS DE 1995 E 2018. A SELEÇÃO DOS ARTIGOS DE INTERESSE FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE QUALITATIVA DOS TÍTULOS, DE PALAVRAS-CHAVE E DA LEITURA DOS RESUMOS DE CADA TRABALHO. OS ARTIGOS QUE CONSTITUÍRAM O CORPUS DE PESQUISA FORAM SUBMETIDOS À LEITURA DETALHADA E ANALISADOS A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE INTERPRETATIVA DE TEXTOS. DO TOTAL DE 850 ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE ANÁLISE, APENAS OITO TEXTOS TRATAVAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, TENDO COMO FOCO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO E POUCAS INDICAÇÕES DE SUBSÍDIOS E ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. POR FIM, CONCLUI-SE QUE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA “AVALIAÇÃO”, NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, É ÍNFIMA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, O QUE CONFIGURA UMA LACUNA DE INVESTIGAÇÕES PARA A ÁREA E SINALIZA A NECESSIDADE DE MAIORES DISCUSSÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, ENSINO DE CIÊNCIAS, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2620_01082019184937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MATOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "ms_vanessa02@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56564 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 2620 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ATIVIDADE INTRÍNSECA AO PROCESSO EDUCACIONAL EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO, MAS, COMUMENTE, É NEGLIGENCIADA NAS REFLEXÕES E INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. CONSIDERANDO ESSE PRESSUPOSTO, REALIZAMOS, NESTE TRABALHO, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA REVISTA “CIÊNCIA & EDUCAÇÃO”, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A INCIDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DE TRABALHOS QUE DISCUTAM A TEMÁTICA “AVALIAÇÃO” NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, REALIZAMOS UM MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NESSE PERIÓDICO ENTRE OS ANOS DE 1995 E 2018. A SELEÇÃO DOS ARTIGOS DE INTERESSE FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE QUALITATIVA DOS TÍTULOS, DE PALAVRAS-CHAVE E DA LEITURA DOS RESUMOS DE CADA TRABALHO. OS ARTIGOS QUE CONSTITUÍRAM O CORPUS DE PESQUISA FORAM SUBMETIDOS À LEITURA DETALHADA E ANALISADOS A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE INTERPRETATIVA DE TEXTOS. DO TOTAL DE 850 ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE ANÁLISE, APENAS OITO TEXTOS TRATAVAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, TENDO COMO FOCO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO E POUCAS INDICAÇÕES DE SUBSÍDIOS E ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. POR FIM, CONCLUI-SE QUE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA “AVALIAÇÃO”, NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, É ÍNFIMA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, O QUE CONFIGURA UMA LACUNA DE INVESTIGAÇÕES PARA A ÁREA E SINALIZA A NECESSIDADE DE MAIORES DISCUSSÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, ENSINO DE CIÊNCIAS, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2620_01082019184937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MATOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "ms_vanessa02@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }