A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ATIVIDADE INTRÍNSECA AO PROCESSO EDUCACIONAL EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO, MAS, COMUMENTE, É NEGLIGENCIADA NAS REFLEXÕES E INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. CONSIDERANDO ESSE PRESSUPOSTO, REALIZAMOS, NESTE TRABALHO, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA REVISTA “CIÊNCIA & EDUCAÇÃO”, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A INCIDÊNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DE TRABALHOS QUE DISCUTAM A TEMÁTICA “AVALIAÇÃO” NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, REALIZAMOS UM MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NESSE PERIÓDICO ENTRE OS ANOS DE 1995 E 2018. A SELEÇÃO DOS ARTIGOS DE INTERESSE FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE QUALITATIVA DOS TÍTULOS, DE PALAVRAS-CHAVE E DA LEITURA DOS RESUMOS DE CADA TRABALHO. OS ARTIGOS QUE CONSTITUÍRAM O CORPUS DE PESQUISA FORAM SUBMETIDOS À LEITURA DETALHADA E ANALISADOS A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE INTERPRETATIVA DE TEXTOS. DO TOTAL DE 850 ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE ANÁLISE, APENAS OITO TEXTOS TRATAVAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, TENDO COMO FOCO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO E POUCAS INDICAÇÕES DE SUBSÍDIOS E ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. POR FIM, CONCLUI-SE QUE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA “AVALIAÇÃO”, NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, É ÍNFIMA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, O QUE CONFIGURA UMA LACUNA DE INVESTIGAÇÕES PARA A ÁREA E SINALIZA A NECESSIDADE DE MAIORES DISCUSSÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR.