AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA SÃO MUITO IMPORTANTES PARA OFERECER UM HORIZONTE NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. NO ENTANTO, NA FORMA COMO AS PRINCIPAIS AVALIAÇÕES EXTERNAS SÃO APLICADAS NO BRASIL, OS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS TEM FICADO EM SEGUNDO PLANO, O QUE TEM CONTRIBUÍDO AINDA MAIS NA DEFASAGEM DESSAS APRENDIZAGENS. NO PRESENTE TRABALHO, FIZEMOS UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE COMO OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS VEM SENDO ABSORVIDOS PELOS ALUNOS E DETECTAMOS QUE ESTES PERDEM EM IMPORTÂNCIA PARA EXPLICAÇÕES DE CUNHO RELIGIOSO OU MITOLÓGICO COMO UM TODO. FUNDAMENTADO NO PENSAMENTO DE ESTUDIOSOS COMO DIANE RAVITCH, ANTÓNIO CACHAPUZ, DANIEL GIL-PÉREZ E JUAN IGNACIO POZO, PROCURAMOS MOSTRAR QUE A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIA É FATOR RELEVANTE E ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DESENVOLVIDA. E QUE, A NÃO OBSERVÂNCIA DE POLÍTICAS SÉRIAS E COMPROMETIDAS COM UMA BOA QUALIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS PODEM COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS POR MEIO DO DESPREPARO DE SEU ALUNADO.