DIANTE DO DIA A DIA INTENSO DA ESCOLA OS ESTUDANTES ESPERAM SEMPRE QUE OS PROFESSORES TRAGAM ALGO QUE CHAME MAIS ATENÇÃO DO QUE AULA EXPOSITIVA. AS AULAS PRÁTICAS TÊM O OBJETIVO DE MOSTRAR AO ESTUDANTE O QUE ACONTECE DE FATO, SAINDO DA CHAMADA “MONOTONIA” DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS, A CONTRIBUIÇÃO DESSAS AULAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, ASSIM COMO OS CONTEÚDOS QUE ELES SUGEREM PARA ESSE TIPO DE AULA. TAL PESQUISA PARTE DA ANÁLISE E DISCUSSÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS EM DUAS TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO INTEGRAL DE CUITÉ-PB. A PARTIR DESSA ANÁLISE PODEMOS CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DESSE TIPO DE AULAS NO COTIDIANO ESCOLAR E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ONDE TODOS RELATARAM CONSIDERAR AS AULAS IMPORTANTES PARA SUA APRENDIZAGEM. OS ASSUNTOS QUE DESPERTAM O INTERESSE SÃO PRINCIPALMENTE RELACIONADOS À DNA, CÉLULAS E O CORPO HUMANO. OBSERVA-SE AINDA QUE OS ESTUDANTES SENTEM FALTA DESSE TIPO DE AULA NO COTIDIANO ESCOLAR E QUE ACREDITAM QUE AS AULAS PRÁTICAS CONTRIBUEM NA SUA APRENDIZAGEM E QUE A FALTA DELAS PODE PREJUDICAR O SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DO CONTEÚDO. DESSA MANEIRA, ACREDITA-SE QUE HÁ AINDA MUITO A SUPERAR PARA A PLENA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA, MAS QUE INÚMERAS ALTERNATIVAS JÁ SE APRESENTAM PARA POSSIBILITAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE MAIOR QUALIDADE E CONTEXTUALIZADO COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES.