O ENSINO DE BIOLOGIA É RODEADO POR ENTRAVES QUE COLOCAM OS ESTUDANTES A TODO O MOMENTO EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS QUE EXIGEM UMA COMPREENSÃO CONTEXTUALIZADA, COMO OS PRESSUPOSTOS QUE RODEIAM O ENSINO DA GENÉTICA. COM ISSO, OS LIVROS DIDÁTICOS, INSTRUMENTOS DE ENSINO UTILIZADOS POR PROFESSORES E ALUNOS, PRECISAM ESTAR DE ACORDO COM ESSAS NECESSIDADES, DE FORMA QUE CONTRIBUA COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE A GENÉTICA. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A ABORDAGEM REFERENTE ÀS LEIS DE MENDEL EXPOSTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA QUE ESTÃO SENDO UTILIZADOS PELAS INSTITUIÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE OFERTAM ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE LAGARTO/SE. METODOLOGICAMENTE FOI UTILIZADA UMA FICHA DE AVALIAÇÃO ADAPTADA COM OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR LOPES E VASCONCELOS (2012), QUE FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: CONTEÚDO TEÓRICO E RECURSOS VISUAIS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE ALGUMAS OBRAS QUE FORAM APROVADAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018 TRATAM O ASSUNTO REFERENTE ÀS LEIS DE MENDEL DE FORMA SUPERFICIAL, APRESENTANDO DISTORÇÕES NA EXPLANAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, ALÉM DE MOSTRAR AINDA A NECESSIDADE DE UMA MELHOR ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS VISUAIS, DE FORMA A PROMOVER UMA EFICIENTE CONTEXTUALIZAÇÃO E CONEXÃO DESTA COM OS CONTEÚDOS TEÓRICOS, QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS NO DECORRER DO LIVRO DIDÁTICO.